Seletiva do Rei da Melhor Idade em Movimento acontece em Volta Redonda
26 de agosto de 2019
GMVR participa de curso de salvamento com 22º Grupamento de Bombeiros de VR
26 de agosto de 2019


Pacientes recebem orientações em Consultório Farmacêutico de VR

Desde que foi criado o serviço já beneficiou 194 pacientes e realizou 255 consultas

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Saúde, segue avançando na humanização no atendimento dos moradores da cidade. O objetivo é estruturar toda a rede para tratar cada paciente na sua integralidade, com atendimento diferenciado e de qualidade. Por isso, na Farmácia Municipal, foi criado o projeto ‘Consultório Farmacêutico’, com objetivo de atender principalmente pacientes hipertensos e diabéticos insulinodependentes.

O serviço gratuito tem como objetivos promover a adesão ao tratamento indicado pelo médico, ensinar a melhor forma de armazenamento e administração do medicamento, fornecendo inclusive um calendário de dosagem ao paciente.

De acordo com a farmacêutica responsável pelo serviço, Gisele Garupa, entre as principais orientações disponibilizadas para os pacientes estão a glicemia capilar, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, orientação farmacêutica individual e participação em grupos na atenção ambulatorial.

“É muito gratificante saber que o nosso trabalho vem trazendo resultados positivos para a vida deles. Temos casos, por exemplo, de pacientes que receberam acompanhamento farmacoterapêutico desde o início do processo de insulinização e que nos exames laboratoriais anteriores apresentou Hemoglobina glicada de 12,5 % e atualmente está com valores de 5,8%. Além disso, devido o bom controle houve redução das doses sob prescrição médica para insulina”, explicou a farmacêutica.

Desde que foi criado, o Consultório Farmacêutico já beneficiou 194 pacientes e realizou 255 consultas. Entre os critérios para seleção dos usuários estão: pacientes com diagnóstico de hipertensão e diabetes com baixo resultado terapêutico (relacionado ou não a adesão aos medicamentos); diabéticos que iniciaram o tratamento com insulina e diabetes gestacional.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirmou que a implantação do Consultório Farmacêutico é resultado da reforma administrativa promovida pelo governo.  “É um espaço onde o farmacêutico pode atender as pessoas preservando a individualidade da consulta, o que não seria possível em um local onde transitam outras pessoas e se dispensam medicamentos, como no balcão”, explicou o secretário.

De acordo com o coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Alan Sombra, o atendimento é muito importante para os hipertensos e diabéticos insulinodependentes. “Por serem doenças que exigem uso contínuo de medicação, o acompanhamento do farmacêutico é muito importante e pode melhorar a efetividade do tratamento.Estamos à disposição para auxiliar todos os munícipes que fazem uso de medicação”, acredita.

O prefeito Samuca Silva, afirma que este é mais um investimento na Rede Pública de Saúde. “A implantação desse serviço farmacêutico veio para melhorar a qualidade de vida e reduzir os desfechos negativos no tratamento dos pacientes portadores de doenças crônicas. Agregando as ações já existentes nas unidades de saúde, o farmacêutico auxilia na melhor adesão ao tratamento e consequentemente, reduzindo os custos desnecessários com medicamentos para o sistema”, disse o prefeito.

Responsável pelo atendimento de cerca de 50 pacientes mensalmente, o consultório tem mudado a vida das pessoas. O senhor José Damião Santos, 69 anos, morador do bairro Santa Rita do Zarur, descobriu que era diabético e passou a ser freqüentador assíduo do consultório desde que foi implantado.

“Desde que passei a utilizar o consultório minha saúde vem melhorando. Lá aprendi a tomar meus medicamentos da forma correta prescrita pelo médico. Qualquer dúvida que tenho procuro a farmacêutica que é, para mim, praticamente um anjo. Me sinto respeitado e amado”, disse o paciente.

A médica endocrinologista Maira Miranda, que atende na Policlínica Bernardino de Souza, que fica no Estádio Raulino de Oliveira, já está encaminhando os seus pacientes para o consultório farmacêutico. “O suporte da farmácia ajuda a gente a fazer um controle glicêmico mais adequado. Quando o paciente consegue ir até a unidade farmacêutica a gente consegue manter ele melhor assistenciado. As farmacêuticas entendem qual o horário de aplicação da insulina, como deve ser armazenada, isso tudo faz com que o paciente memorize melhor a maneira correta de aplicar, melhorando o controle glicêmico do individuo”, elogia a médica.

Áurea Regina da Silva, 39 anos, moradora do bairro São Lucas, passou pelo consultório e já está indicando o serviço para as amigas e familiares. “Passei por uma situação complicada e por indicação procurei o consultório farmacêutico. Tive um excelente atendimento. Não imaginava que seria um atendimento tão espetacular. Eu tinha outra visão de farmacêutico. Eu indico o serviço para as pessoas que conheço para que elas tenham uma orientação adequada sobre a medicação prescrita pelo médico”, contou Áurea.

O Consultório Farmacêutico funciona na Farmácia Municipal, na Rua Edson Passos, nº 171, Aterrado. O atendimento será feito por uma farmacêutica da Rede Municipal de Saúde, capacitados pelo Conselho Federal de Farmácia pelo curso “Cuidado Farmacêutico no SUS”. O horário de funcionamento é das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h30, com agendamento prévio, respeitando as prioridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *