Prefeitura inicia segunda etapa de asfaltamento da estrada Surubi-Bulhões
30 de agosto de 2019
PRF apreende 17 quilos de cocaína escondidos em tanque de combustível
30 de agosto de 2019


Volta Redonda sobe de categoria no Mapa da Regionalização do Turismo

Instrumento do Ministério do Turismo serve para melhorar acesso do município a recursos federais

O município de Volta Redonda continua se destacando no cenário turístico da região. Após participar do Salão do Turismo no Rio de Janeiro, a cidade subiu de categoria no Mapa da Regionalização do Turismo – 2019/2021. A recategorização é um instrumento do Ministério do Turismo (MTur) que serve para otimizar a distribuição de recursos públicos e orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria do município.

A diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Débora Cândido, explicou que Volta Redonda subiu da categoria C para a B, nesse processo que ocorre a cada dois anos, organizando os municípios por regiões turísticas.

“O que muda é que o Ministério do Turismo passa a enxergar Volta Redonda como um município que tem maior importância turística. Essa categorização é pré-requisito para acesso aos recursos federais”, explicou Débora.

Ao todo, são 2.694 cidades e 333 regiões turísticas. Volta Redonda faz parte da região turística do Vale do Café. Os municípios são divididos em categorias que vão de acordo com o desempenho da economia do setor em cada um.

São 62 municípios na categoria A, que representa as capitais e aqueles que possuem maior fluxo turístico, estabelecimentos, entre outros fatores. A categoria B tem 257 municípios, a categoria C, 476 municípios, a D, 1.522, e por último somam-se 377 municípios na categoria E.

Neste ano, houve uma revisão da metodologia empregada e da coleta de informações atualizadas, sendo introduzida a variável “arrecadação de impostos federais dos meios de hospedagem”. Uma variável importante utilizada para essa categorização é o fluxo dos meios de hospedagem, segundo informou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães.

“Temos uma ótima rede hoteleira e, somada a outros atrativos que a cidade vem desenvolvendo, faz com que Volta Redonda se destaque no setor turístico e movimente a economia na região”, contou Joselito.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ressaltou que o Governo Municipal vem trabalhando e incentivando ações em prol do turismo da cidade.

“Lançamos o Turismo em Volta, onde o visitante se hospeda em Volta Redonda, conhece os atrativos da cidade e, a partir daqui, visita outros pontos turísticos da região. Isso gera emprego, movimenta a economia e faz com que Volta Redonda cresça e se destaque cada vez mais no cenário regional e nacional”, afirmou Samuca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *