Rodrigo Drable assina termo de parceria com a CBF e traz Projeto Gol do Brasil para BM
17 de setembro de 2019
Exposição de Orquídeas promove ação social em Barra Mansa
17 de setembro de 2019


Limpeza urbana é reforçada pela prefeitura no trabalho contra a dengue

Na manhã desta segunda-feira, dia 16 de setembro, uma equipe formada por 13 trabalhadores, sendo cinco operários encarregados da capina, dois roçadores, dois motoristas, dois ajudantes, um operador de máquina e um varredor, foi mobilizada para dar continuidade aos serviços de limpeza urbana, iniciados na semana passada, no Jardim Independência, um dos bairros da área urbana, situados acima da linha férrea.

Embora, as operações de limpeza nas comunidades de Quatis façam parte de um programa permanente voltado à retirada de entulhos e lixos do Município, a partir deste mês os trabalhos neste sentido vêm sendo reforçados com o objetivo de ampliar a prevenção contra a formação de focos do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Os operários responsáveis nesta semana pela limpeza do bairro Jardim Independência trabalham com o auxílio de dois caminhões e uma máquina retroescavadeira. Na semana passada, o trabalho de limpeza foi realizado no Bairro Pilotos, outra comunidade urbana, mas só que situada na área central da cidade.

O reforço na operação de limpeza urbana da cidade, realizado pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, representa uma das ações da administração municipal que estão entre as atividades previstas pela campanha “E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você”. A campanha foi lançada na semana passada, pelo Ministério da Saúde, em Brasília.

A coordenadora do Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental do Município, Marta Pires, explica que os números relacionados às doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, no âmbito de todo o território nacional, “representam um alerta sobre a gravidade da situação no país, daí a necessidade de reforçar os cuidados visando diminuir os riscos de formação dos focos de dengue, zika e chikungunya, especialmente com a chegada do verão e do período em que a intensidade das chuvas costuma ser maior”.

Segundo o Ministério da Saúde, no período compreendido entre os dias 01º de janeiro e 24 de agosto de 2019, o número de casos confirmados da dengue no Brasil cresceu quase 600 por cento, passando de 205.791 no ano passado para 1.439.471 mil este ano. Desde janeiro de 2019, já foi registrado no país o total de 591 mortes por causa da doença. Por sua vez, ocorreram, no mesmo período 110.627 casos de chikungunya contra 76.742 em 2018 (aumento de 44,21 por cento).

No levantamento divulgado na semana passada, pelo Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte aparecem como os dois estados que mais registraram casos de chikungunya. Com relação aos casos de zika, foram 9.813 casos em todo o Brasil de janeiro a agosto deste ano. Esse número representou 47,1 por cento a mais do que os casos ocorridos nos primeiros oito meses de 2018 (6.669).

– A nossa recomendação vai além de eliminar todos os objetos com água parada nos imóveis residenciais, nas repartições públicas e nos estabelecimentos comerciais, entre outros locais. É preciso, por exemplo, lavar com água e sábado, pelo menos uma vez na semana, os recipientes que possam acumular água, como, por exemplo, os vasos de planta. Tão importante quanto essa providência, torna-se necessário ainda limpar os mesmos recipientes com escova – declarou a coordenadora de Vigilância Sanitária e Ambiental do Município, lembrando que o lixo residencial precisa ser armazenado de forma adequada e os terrenos devem ser mantidos sempre livres de lixo e entulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *