Carga de vidro cai de caminhão e se espalha na Dutra, em Piraí
7 de outubro de 2019
PRF flagra maconha em veículo na Dutra, em Volta Redonda
7 de outubro de 2019


 PRF flagra homens com aves silvestres na Dutra, em Itatiaia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava em patrulhamento por volta das 22h45min deste domingo relativa à Operação Rota Segura 2019, quando abordou um veículo Parati, com três ocupantes, sendo, dois homens e um adolescente, no km 318, da Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia.

Durante fiscalização, os agentes encontraram no porta-malas, sem ventilação e iluminação, sete gaiolas contendo aves silvestres. Nas gaiolas não havia água ou comida e estavam em condições inadequadas de transporte e ao bem estar dos animais.

Uma das aves encontrava-se em gaiola muito pequena para seu tamanho, sem condições de movimentação, com a cauda bastante danificada. Outras três aves possuíam dedos quebrados, fato comum quando há tentativa de colocação de anilha em animal adulto.

O comportamento das aves era bastante arisco, o que pode indicar terem sido recém capturadas. Foram então apreendidas nove aves silvestres, sendo cinco da espécie “saltator similis” (trinca-ferro), e quatro “Sporophila caerulescens” (coleirinho), distribuídos em sete gaiolas.

O passageiro de 31 anos, que identificou-se como proprietário das aves, informando que as teria comprado de um indivíduo na estrada, em Monsenhor Paulo (MG), com o objetivo de fazer criação em Japeri (RJ) Os ocupantes do veículo foram levados para a Delegacia de Polícia de Itatiaia, sendo que o menor foi na condição de testemunha.

Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: Receptação de animal, maus-tratos com agravante e matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, com agravante de ter sido cometido durante a noite.

Os animais apreendidos entregues à Guarda Ambiental de Resende para posterior encaminhamento ao CETAS RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *