Mulher sofre tentativa de homicídio no bairro Morro do Cruzeiro
25 de novembro de 2019
PM prende jovem com drogas no sutiã
25 de novembro de 2019


Encerramento da Semana do Povo Preto acontece em Volta Redonda

Memorial Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades sobre a cultura afro

Atividades do Memorial Zumbi dos Palmares marcaram o encerramento da programação da 3ª edição da Semana do Povo Preto, neste domingo, dia 24. O evento é uma realização da Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Cultura (SMC). O encerramento contou com o Festival de Curimba e a premiação dos vencedores.  No sábado, dia 23, aconteceu a Roda Cultural de Rima, com a Rede Feminina Preta de Moda Afro. Além disso, no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a cidade ganhou o Espaço Cultural Afro Rua, no Mercado Popular do bairro Retiro.

“O objetivo é valorizar a cultura afro em suas mais diversas manifestações artísticas e culturais, reconhecendo as raízes da formação do povo brasileiro na sua diversidade. Foi uma programação rica culturalmente. Com muita música, exposição, história, cultura urbana e popular”, explicou o prefeito Samuca Silva.

Segundo Janaína da Silva, do Grupo Afro Iya Midunda, vencedores da categoria livre do Festival de Curimba e do mais belo ponto pra Ogum, a vitória foi com muita luta.

“Somos de Volta Redonda e já tínhamos participado de três festivais e hoje fomos surpreendidos com a vitória nessas duas categorias. Agora vamos com muita fé disputar o Prêmio Atabaque de Ouro, representando nossa cidade”, disse.

Exposição

A exposição Orixá Itan, da artista Júlia Cídio, vai ficar aberta para visitação até dezembro, no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecilia. A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, destacou que o evento é tradicional.

“Queremos agradecer a todos que participara, a prefeitura fica muito horada em realizar um evento de tamanha grandeza que valoriza a nossa ancestralidade. Foi um sucesso de público e de programação graças aos parceiros dos evento e coletivos que fazem a ocupação do espaço Memorial Zumbi”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *