‘Volta Redonda Cidade da Música’ recebe Quarteto de Cordas da UFF
26 de novembro de 2019
Creche Menino Jesus comemora aniversário da presidente Vilma Marins Campos
26 de novembro de 2019


GMVR leva palestras de educação no trânsito para escolas e empresas

Guarda Municipal de Volta Redonda leva palestras de educação no trânsito para escolas e empresas

Nesta terça-feira, dia 26, agentes da corporação falaram sobre o tema, de forma lúdica, para alunos da Apae

Agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) abordam de forma lúdica, usando personagens desenvolvidos para diferentes faixas etárias, o tema “Educação no Trânsito”. O projeto, criado pela equipe de palestra da corporação, atende empresas e escolas e, somente nos últimos três meses, alcançou 600 alunos de várias idades. Nesta terça-feira, dia 26, os guardas municipais Wilma Barbosa da Costa, há 19 anos na corporação; Gesio Goulart da Rocha, há 32 anos na guarda; e Claudinei Evangelista de Assis, agente há 29 anos, atuando hoje na Patrulha Escolar, se uniram para ensinar aos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) sobre como se comportar no dia a dia no trânsito.

Eles fizeram a palestra em dois turnos, manhã e tarde, e falaram para cerca de 60 alunos da instituição. O guarda municipal Goulart explicou que a abordagem, assim como os personagens do teatro, é adequada à idade do público. “Neste caso, como são jovens com deficiência intelectual, falamos mais sobre a postura e os cuidados sob a ótica do pedestre”, disse, avisando que a instituição ou empresa interessada pode entrar em contato com a Guarda Municipal para agendar uma palestra.

Na Apae, os agentes usaram o personagem Motorista Maluco, voltado para crianças de 11 a 13 anos, para testar se o público assimilou os ensinamentos da palestra. O aluno Daniel Domingos Medeiros Filho, de 20 anos, participou do teatro e estava atento às barbeiragens do Motorista Maluco. “Moro no bairro Três Poços e venho para a Apae sozinho. Sei que tenho que ter cuidado com os motoristas e ciclistas”, falou, acrescentando que também sabe que pode contar com a Guarda Municipal.

Para a faixa etária de dois a cinco anos, o grupo trabalha com fantoche, Caco, um macaquinho; para as crianças entre seis e nove anos, entra em cena o Boneco Ventríloquo, vestido com o uniforme da Guarda Municipal; e para os maiores de 14 anos, um “acidentado” faz um depoimento para o público.

A diretora da Apae, Ana Gilda Maria da Silva Santos, disse que conheceu o projeto por intermédio da Patrulha Escolar, que sempre dá assistência à instituição. “Fiquei sabendo do trabalho e achei que a palestra podia colaborar com a ação que já temos para desenvolver e incentivar a autonomia entre os alunos”, contou, lembrando que as atividades também visam passar segurança e tranquilidade para os pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *