Alunos do Volta Redonda Cidade da Música participam de Masterclass
28 de novembro de 2019
Ordem Pública de Barra Mansa intensifica fiscalização dos transportes públicos
28 de novembro de 2019


Fevre capacita conselheiros tutelares de Volta Redonda e Pinheiral

Conselheiros receberam instruções de como interpretar e agir com o apoio do Estatuto da Criança e Adolescente

A Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) realizou nesta quinta-feira, dia 28, um curso de quatro horas de duração para a ‘Capacitação dos Conselheiros Tutelares no Cenário da Labuta’ com a presença de quatro conselheiros de Pinheiral e oito conselheiros de Volta Redonda, eleitos recentemente. O trabalho foi realizado pela diretora de Treinamento, a pedagoga educacional e empresarial, Cléia Teixeira Camilo, com o apoio da professora Mariana Carneiro. Ao final do curso, todos os conselheiros foram certificados.

Os objetivos da preparação foram justificados pela diretora aos 12 conselheiros. “Para proteger a integridade da criança e adolescente é preciso reforçar que a responsabilidade de proteção integral até os 18 anos é da sociedade e do Estado. Então, se torna necessário assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, que cumpram com o Estatuto – o ECA – e com a Constituição Federal. Esta é a missão dos conselheiros tutelares”, frisou.

Durante o curso, os conselheiros foram orientados sobre a força do artigo 227 da Constituição Federal de 1988, que garante direitos fundamentais de sobrevivência e crescimento, convivência familiar e comunitária às crianças, adolescentes e aos jovens. E, ainda, todos os direitos como prioridade que são assegurados pelo ECA, criado pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que dá base a atuação dos conselheiros tutelares e evita a violação de direitos.

Assuntos como crimes cometidos contra as crianças e adolescentes, medidas socioeducativas, medidas protetoras, situações para apreensão de menor, internação, trabalho comunitário, entre outros, também foram discutidos na capacitação. “O conhecimento do ECA por todos, conselheiros e sociedade, ajuda na construção de uma sociedade mais justa. Naturalmente, crianças e adolescentes não conhecem todos os seus direitos assegurados para o desenvolvimento físico, psicológico, moral e social e precisam de proteção”, alertou Cléia Camilo.

De Volta Redonda, participaram os conselheiros Jussara Ferreira, Douglas Pereira, Osmar Teófilo, Elizabete Pereira, Daniela Gastão, Alessandra Matos, Denise Vieira e Márcia de Souza Cruz Silva. “Eu nunca tinha visto isto, conselheiros tutelares terem uma capacitação. É algo inédito para mim. Quero parabenizar a Fevre e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente por esta organização. O curso é um grande facilitador ao nosso trabalho”, afirmou Douglas.

A assistente social e conselheira Márcia de Souza concorda. “É uma maneira de passar conhecimentos, de qualificar de forma mais leve, e nos ajuda a interagir, porque o ECA é um instrumento de trabalho para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Esta será a nossa responsabilidade. Eu pretendo trabalhar mais na prevenção e ter um diálogo com as escolas”, frisou.

Representando o município de Pinheiral, os conselheiros Fernanda Juliano de Souza, Thaís Pacheco, Thiago Pena e Leila Raquel. Fernanda comentou a capacitação. “É importante para nós essa conscientização, de conhecer o ECA, fazer valer o estatuto para garantir os direitos. Esta será a nossa maior preocupação”. O professor de Ensino Fundamental e conselheiro Thiago Pena, de 38 anos, avaliou o encontro. “Como conselheiro de primeira viagem em Pinheiral, ainda estou ‘cru’ e esta capacitação da Fevre vem na hora certa. Vou fazer o meu melhor pela causa com muita responsabilidade e empatia”, prometeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *