“Estação Musical Solidária” tem data marcada para a segunda-feira
21 de dezembro de 2019
Agentes do Trânsito e fiscais de posturas também atuarão no feriado prolongado
21 de dezembro de 2019


Hemonúcleo de Resende terá funcionamento diferenciado no recesso de fim de ano

Doadores devem estar atentos aos dias e horários certos para o gesto de solidariedade  

Quem deseja realizar um gesto de compaixão e solidariedade no período de festas de fim de ano deve ficar atento ao calendário do Hemonúcleo de Resende. A unidade, que fica localizada no bairro Jardim Jalisco, anexa ao Hospital Municipal de Emergência Sergio Henrique Gregori, terá o funcionamento alterado por conta das datas comemorativas de Natal e Ano Novo, mas ficará disponível no intervalo entre os feriados.

De acordo com o cronograma feito pela secretaria municipal de Saúde, o Hemonúcleo não funcionará do dia 23 ao dia 25 de dezembro, devido ao feriado de Natal. Já na quinta e na sexta-feira, dias 26 e 27, os doadores poderão realizar a doação das 8h às 11h. Na semana seguinte, entre o dia 30 de dezembro e o dia 1º de janeiro, o Hemonúcleo não funcionará e as doações continuam na quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de janeiro, das 8h às 11h.


– Doadores de todos os tipos sanguíneos são bem vindos. No período de Natal, principalmente, é um período de maior sensibilidade entre as pessoas, com o espírito natalino. Por isso, esperamos que a população venha fortalecer essa corrente de solidariedade e pense na possibilidade salvar uma vida – diz o secretário de Saúde, Alexandre Vieira.
Quem pode doar?
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias ou procedimentos como endoscopia, por exemplo.
Vale lembrar que pessoas com idade inferior a 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação e maiores de 60 anos precisam comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez, para serem aceitos como doadores.

Preparo para a doação

A coordenação do Hemonúcleo ainda informa que é necessário estar sem consumir bebida alcoólica há pelo menos 12 horas. O intervalo recomendado entre doadores é de dois meses no caso dos homens e de três meses no caso das mulheres.
Calendário
De segunda a quarta (23 a 25/12): Fechado
Quinta e sexta-feira (26 e 27/12):  Aberto das 8h às 11h
De segunda a quarta-feira (30/12 e 01/01) Fechado
Quinta e sexta-feira (02 e 02/01): Aberto das 8h às 11h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *