TCE-RJ encontra irregularidades em documentação no contrato de gestão do SAMU
26 de junho de 2020
Defesa Civil continua trabalho de limpeza do Rio Sesmaria
26 de junho de 2020


Vacinação contra febre aftosa tem data prorrogada

A prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SMADR) está disponibilizando até a próxima terça-feira (30), vacinação contra a febre aftosa, uma doença infecciosa aguda que causa febre seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A vacinação é gratuita, abrange bovinos de todas as idades e será realizada por técnicos da SMADR que percorrem as propriedades do município e promovem a imunização dos rebanhos.

A vacinação faz parte da primeira etapa da campanha que teve início em maio e já vacinou aproximadamente 2100 animais. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), autorizou a prorrogação da campanha no estado do Rio de Janeiro até o final do mês de junho. Os produtores que ainda não vacinaram seus rebanhos devem entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Rural através do número (24) 99987-8927.

Patrícia de Queiroz Ribeiro Mattos, médica veterinária da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural falou sobre a importância da imunização dos rebanhos.

“A vacinação contra febre aftosa é muito importante, principalmente neste momento em que o MAPA lançou um plano estratégico que pretende reconhecer o Brasil como livre da febre aftosa sem vacinação. A previsão é que a partir de 2021, o Rio de Janeiro já não precise mais vacinar contra a doença. Para isso, é de extrema importância que os produtores vacinem seus rebanhos, que pode ser através da Prefeitura ou por conta própria. Sendo que na segunda opção, os produtores deverão nos entregar a declaração de comprovação de vacinação até dia 10 de julho”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *