Entidades de Barra Mansa se preocupam com comércio ambulante ilegal durante a pandemia
30 de julho de 2020
Samuca Silva visita obra de revitalização em praça de lazer do bairro 249
30 de julho de 2020


No cenário de pandemia, Secretaria de Ordem Pública aumenta efetivo para a fiscalização de bares e restaurantes

Medida visa o cumprimento rigoroso das determinações do decreto municipal 9904/20, que estabelece restrições temporárias ao funcionamento dos estabelecimentos  

O secretário de Ordem Pública, William Pereira, informou na manhã desta quinta-feira (30), que reforçará o efetivo da fiscalização para acompanhar a movimentação nos bares do município, principalmente durante os fins de semana. Além dos fiscais do próprio órgão, a equipe contará com auxílio da Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. A meta é exigir o cumprimento do decreto nº 9904/2020, que estabelece restrições temporárias ao funcionamento de bares, restaurante e estabelecimentos afins.

– Inicialmente, a validade deste decreto era de 10 dias, mas em face da necessidade provocada pela pandemia do novo coronavírus, foi prorrogado até o dia 4 de agosto. Não está descartada a possibilidade de ser estendido mais uma vez. A fiscalização tem cobrado rigorosamente os seguintes itens: horários de funcionamento até às 23 horas, a utilização de 50% das mesas dos estabelecimentos e aqueles com capacidade para mais de 40 pessoas, a verificação de temperatura antes de adentrar o recinto; a proibição de colocação de mesas e cadeiras em calçadas, a permanência de clientes em pé dentro dos bares, além da disponibilidade de álcool para a higienização das mãos e o uso de máscara de proteção facial – enumerou William.

A fiscalização, segundo William, tem sido rotineira e constante. Na noite desta quarta-feira (29), agentes da Secretaria de Postura percorreram os locais que concentram maior número de bares e restaurantes, como a Rua Orlando Brandão e Abdo Filipe, no Ano Bom, além dos bairros Vila Nova, Vista Alegre, Boa Sorte e Colônia Santo Antônio. “A maioria está seguindo as determinações do decreto. No Ano Bom, a limitação da capacidade do funcionamento dos estabelecimentos em 50%, tem ocasionado a formação de filas de espera. Alguns bares e restaurantes contrataram seguranças para auxiliar na organização das filas, com o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Na Orlando Brandão, uma viatura está responsável pela ronda diária no local. Estamos percorrendo as demais regiões e de maneira geral a situação está mais tranquila, mas ainda existem instabilidades que precisam ser coibidas”.

Por fim, William reiterou a necessidade de conscientização da população para que evite aglomerações e só saia de casa em caso de necessidade. “As atividades comerciais foram flexibilizadas mediante uma série de exigências de segurança e proteção acordadas junto ao Ministério Público com a finalidade de manter a economia e os empregos. Mas, não é hora de sair de casa, tampouco de freqüentar festas particulares. O momento exige cuidado e atenção para não colocar em risco a saúde da coletividade”.

Denúncias sobre aglomerações ou descumprimento das regras do decreto podem ser realizadas de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia, através dos telefones (24)3028-9369/3028-9339.

#PROTEJAAGENTE – Com a finalidade de coibir aglomerações e buscar a consciência coletiva sobre as medidas de prevenção, a Prefeitura, juntamente com as entidades comerciais do município segue com a campanha #PROTEJAAGENTE.  Lançada há uma semana, a campanha está sendo veiculada nas redes sociais, outdoors, cartazes, adesivos, propagandas em emissoras de rádio, carros de som e afins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *