Deputado federal Antônio Furtado contribuiu para a liberação da verba para a compra da ressonância magnética para VR
7 de agosto de 2020
Volta Redonda tem sucesso com tratamento precoce da Covid-19 em 125 pacientes
7 de agosto de 2020


Deputado Federal Antonio Furtado confirma apoio a Dayse Penna

O PSL de Volta Redonda – através do deputado federal Delegado Antônio Furtado – oficializou nesta sexta-feira o apoio à pré-candidatura a prefeita de Dayse Penna, ex-secretária municipal da Mulher, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna (PROS). O anúncio foi feito numa entrevista coletiva, pela manhã, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília.

O evento contou com a presença do vereador Carlinhos Santana (PROS), do presidente do PROS na cidade, Luiz Henrique, e – até para surpresa de alguns – da também ex-secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, que, no final de junho, chegou a ser apresentada por Furtado como pré-candidata do PSL ao Palácio 17 de Julho, mas desistiu cerca de duas semanas depois. Ela continua filiada ao partido, conforme ressaltou o deputado.

Na entrevista coletiva, Dayse criticou o governo do qual fez parte ao responder sobre o que, ainda como pré-candidata, poderia propor para demonstrar à população estar preparada para assumir o Executivo num momento de pandemia do novo coronavírus. Sem se aprofundar na questão, ela criticou as medidas que foram tomadas pelo governo municipal, pois, na sua avaliação, geraram “angústia, insegurança e instabilidade na população”.
Com a ressalva de que não gosta de ser “engenheira de obras prontas” e que não pretende fazer uma campanha “atirando pedras”, acrescentou: “Não houve diálogo. É preciso ouvir as pessoas. Não é só o prefeito que constrói a cidade. Dizer que tem fórmula pronta é bobagem. Há muitas pessoas que constroem a cidade”.
Dayse disse também que está elaborando seu plano de governo e que a pré-campanha é o momento de ouvir as pessoas. Ela entende que Volta Redonda não pode desprezar sua “vocação metalúrgica, mas deve pensar em outras alternativas”.
Considerada nos bastidores a “vice ideal” por outros pré-candidatos, Dayse negou que em algum momento tenha cogitado não concorrer a prefeita, apontando que seria incoerente conclamar as mulheres a participar da política e não ser cabeça de chapa.

A saída do governo, segundo ela, foi motivada por incompatibilidade política. “A prestação de serviços à população, naquele momento, não estava sendo considerado o mais importante”.
Sobre o apoio do PSL e, em particular, de Furtado, ela não escondeu sua empolgação. Revelou estar com “o coração transbordando de alegria”, enaltecendo sua amizade com o deputado desde os tempos em que ele chefiava a delegacia de polícia. Ressaltando o fato de o apoio ser oficializado no dia em que a promulgação da Lei Maria da Penha completa 14 anos, a pré-candidata destacou que o PROS “tem a percepção de que precisamos fortalecer as candidaturas femininas”.
– Volta Redonda é uma cidade jovem, cheia de vigor e de talentos. Estou muito honrada com o apoio e realmente preparada [para ser prefeita] – comentou.

FURTADO EXPLICA ESCOLHA – Antônio Furtado justificou a escolha por Dayse lembrando que a conheceu uma semana depois de assumir a titularidade da delegacia de polícia de Volta Redonda, em julho de 2011, quando ela – na condição de presidente da Associação de Moradores do Conforto – o procurou para falar da insegurança no bairro. “Ela se mostrou antenada com a questões da segurança pública e sempre se colocou à disposição da comunidade”, disse, lembrando o trabalho da pré-candidata em ações voluntárias. Afirmou ainda sua crença “na força da mulher, pela sua sensibilidade”:
– Foi uma escolha consciente. A cidade tem problemas na saúde, com servidores, com a Educação e a geração de empregos. Problemas que, num cenário de pandemia, não são fáceis. Mas é possível resolver fazendo história e elegendo a primeira mulher prefeita de Volta Redonda – declarou.
O deputado disse também que poderia ter optado por uma escolha mais cômoda, apoiando um ex-prefeito ou o atual, com mais visibilidade entre os eleitores, mas que tem ciência de que fez a melhor escolha: “Eu nunca procurei fazer o que é mais fácil e, sim, o que é certo. Acredito que possa olhar nos olhos da população e dizer que eu e meu partido acreditamos na pessoa que estamos apoiando”.
Sobre a composição da chapa, Dayse e Furtado não anteciparam nada a respeito. Segundo a pré-candidata, o nome deve ser anunciado em outra coletiva.
Dayse Penna tem 49 anos e é técnica em segurança do trabalho. É casada com Flávio Penna, que, discretamente, acompanhou a coletiva e só apareceu quando foi mencionado por ela e convidado a posar para fotos. (Fotos: Wallace Feitosa) Matéria: Fernando Pedrosa/Foco Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *