Polícia Civil estoura refinaria de drogas e prende suspeito no bairro Belo Horizonte
14 de outubro de 2020
Centro Municipal de Reabilitação adota medidas de segurança para ampliar atendimento
14 de outubro de 2020


Volta Redonda conclui recuperação florestal no entorno da Ilha São João

Mais de mil espécies nativas da região substituíram plantas invasoras

A recomposição florestal do entorno da Ilha São João, em Volta Redonda, foi concluída pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Foi feita a recuperação de uma área com aproximadamente 15 mil metros quadrados, através do plantio de mais de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação beneficia o leito do Rio Paraíba do Sul, além da fauna e da flora da região.

A recuperação contou com raspagem do solo e remoção de vestígios e sementes de espécies invasoras. Em seguida, foram introduzidas 57 espécies diferentes e nativas da região, como: Ipê Amarelo; Chichá; Jequitibá; Sapucaia; Araribá Rosa; Tipuana; Cebolão; Pau Formiga; Canafístula; Peroba Rosa; Uvaia; Cambucá; Ipê Roxo; Fedegoso; Figueira; Ipê Branco; Pau Rei; Angico Vermelho; Jacarandá; Ipê Tabaco; Mamão Jaracatiá.

De acordo com a SMMA, a substituição das espécies vai ajudar a não assorear o rio, além de ser um atrativo para fauna e para uma flora nova que crescerá de forma natural. Todo o plantio seguiu distanciamento adequado e as espécies terão níveis de crescimento diferentes.

Além da recuperação florestal, a SMMA também vai criar uma área de compostagem com aproximadamente 3,5 mil metros quadrados, onde os resíduos das árvores retiradas vão passar pelo triturador e o material será transformado em um composto que tem matéria orgânica. Esse composto será usado no plantio das flores, de outras mudas, na arborização urbana de outros pontos da cidade, evitando o desperdício de partes da planta.

Programa de arborização já plantou mais de 20 mil mudas

O Programa de Arborização Urbana e Paisagismo de Volta Redonda já realizou o plantio de mais de 20 mil mudas em diversos pontos da cidade, como ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos. A meta é plantar 30 mil mudas no município.

Toda a verba destinada ao plantio é originada de multas de compensação ambiental. Através do programa, o município de Volta Redonda tem recebido árvores nativas da Mata Atlântica, todas da região e indicadas para arborização urbana, seguindo padrões de plantio para a cidade. No total, serão aproximadamente 400 km de vias arborizadas.  Secom VR – Fotos de Evandro Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *