Volta Redonda fecha quinto mês seguido com saldo positivo na geração de empregos
1 de julho de 2021
Barra Mansa vacina pessoas de 48 anos nesta sexta-feira
1 de julho de 2021


Novos agentes de endemias recebem capacitação

O encontro terá duração de dois dias

Na manhã desta quinta-feira (1º), os Agentes de Combate a Endemias (ACE), aprovados no último processo seletivo de Barra Mansa, participaram de uma capacitação com o intuito de preparar esse profissional a trabalharem no programa de combate a dengue e outros problemas da vigilância em Saúde.
O encontro aconteceu no Parque de Saudade, no período da manhã e é uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Ambiental. O objetivo da capacitação é o aprimoramento na atenção básica no combate às endemias. Os novos agentes foram aprovados em junho e são atuantes nos Postos de Saúde da Família. Juliana Machado, gerente de Vigilância em Saúde, falou sobre a capacitação e a parceria com a Fio Cruz. “Hoje estamos capacitando os novos Agentes de Endemias para agirem no combate contra a dengue e os demais vetores. A cidade foi escolhida como município base da Região Sudeste devido aos anos de cooperação com a Fiocruz e pelo programa Leishmaniose Visceral Canina, que acontece na cidade desde 2011 e é reconhecido a nível nacional.”
Antônio Marcos, coordenador da Vigilância Ambiental, enfatizou a importância da capacitação. “Ela serve para que os agentes de Endemias que entraram recentemente tomem ciência de como agir quanto à arboviroses. Antigamente, havia capacitações em relação à dengue. Infelizmente, agora não é mais só a dengue, o mesmo vetor, o aedes aegypti, transmite também a zika e a chikungunya. Essas arboviroses tem nos preocupado bastante. As ações preventivas é o que podem solucionar ou contribuir no combate”, destacou o coordenador. Fotos: Paulo Dimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *