Polícia Civil (BP) deflagra operação “Justa Causa” para cumprir mandados de prisão
29 de setembro de 2021
Volta Redonda aplica 1,4 mil doses de reforço em dois dias
29 de setembro de 2021


Rua 33 recebe primeiras intervenções do projeto de modernização e acessibilidade

Obras no centro comercial e de serviços em Volta Redonda iniciaram nesta semana de forma seccionada para minimizar transtornos a moradores e comerciantes

As primeiras intervenções do projeto de revitalização da Rua 33, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, foram feitas no quarteirão entre as ruas 60 e 58, do lado direito da via, no sentido fonte luminosa para Escola Técnica Pandiá Calógeras. As obras, que visam à mobilidade urbana com acessibilidade, modernidade, segurança e respeito ao meio ambiente, serão executadas de forma seccionada para minimizar transtornos a moradores e comerciantes do local. Estão previstas melhorias na via, no paisagismo, mobiliário urbano e nos passeios públicos.

A empresa responsável pela revitalização da Rua 33, contratada por meio de licitação, instalou contêineres na Praça Pandiá Calógeras que servirão de canteiro de obras e começou as intervenções nesta semana pela substituição de árvores e remoção do piso da calçada. Uma das preocupações é com a sinalização para pedestres e motoristas com placas indicativas a cada trecho em obras.

Os engenheiros da prefeitura Antônio de Pádua Cristovam Pereira, o Toninho, e Ernesto Rocha Setta, responsáveis pela fiscalização das obras na Rua 33, explicaram como vai funcionar o cronograma. “As intervenções vão acontecer por quarteirão. Primeiro do lado direito (para quem está de frente para a escola técnica), depois do lado esquerdo da via e por último o canteiro central”, falou Toninho.

“Todo processo será feito com respeito a pedestres e motoristas. Neste primeiro trecho, por exemplo, parte do calçamento foi retirado. Para que o serviço continue, com apoio da Guarda Municipal, parte da pista de rolamento será interditada para que os pedestres possam circular com segurança”, contou o engenheiro, lembrando que, quando a obra estiver bloqueando as ruas transversais, os moradores serão orientados a trafegarem no sentido das Ruas 31 ou 41, dependendo do lado da Rua 33 que estiverem os empreiteiros.

O prefeito Antônio Francisco Neto ressaltou que a acessibilidade é o ponto principal da revitalização que vai adequar a Rua 33, hoje um dos maiores centros comerciais e de serviços do município, atraindo pessoas de toda região. “Com o número crescente de estabelecimentos de diversos setores, com destaque para área gastronômica e de serviços de saúde, o local precisa estar realmente acessível para todos”.

Neto completou que, além da nova pavimentação da pista de rodagem, estão previstas adequações no piso das calçadas, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais; modernização dos pontos de ônibus; plantio de novas mudas de árvores, na maioria arbustos com floração; e implantação de paraciclo, estrutura que permite apoiar e trancar a bicicleta de forma segura.

“Para que tudo isso aconteça sem prejudicar o comércio, já abalado pela pandemia da Covid-19, vamos fazer tudo sem interromper o fluxo de pessoas ou veículos”, afirmou o prefeito Neto, explicando a necessidade do planejamento que seccionou toda extensão da Rua 33 para que a obra seja executada por trechos. Secom/PMVR
Fotos de divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *