Casa desaba e fere idoso, em Paraíba do Sul
13 de janeiro de 2022
Parte de morro desliza sobre duas casas no centro de Ouro Preto
13 de janeiro de 2022


Centro Dia para Idosos volta a funcionar em Volta Redonda

Centro de Atendimento à Pessoa Idosa José Conrado

Espaço, que foi totalmente revitalizado, tem capacidade para atender 25 idosos diariamente

A Prefeitura de Volta Redonda, dando continuidade aos investimentos para terceira idade, entregou na manhã desta quinta-feira, dia 13, o Centro de Atendimento à Pessoa Idosa José Conrado. A unidade fica localizada na Rua 12 de outubro, no bairro Aterrado.

O espaço, que foi totalmente revitalizado, retoma as atividades na próxima segunda-feira, dia 17. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O vereador Paulo Conrado, filho do homenageado ressaltou que estava duplamente feliz.

“Primeiro porque estamos reinaugurando um espaço tão importante como esse e também pela homenagem que está sendo feita ao meu pai, que trabalhou e criou a nossa família em Volta Redonda. É um lugar que vai promover a integração e a socialização dos idosos, com muito carinho. Quero agradecer a administração municipal pelo trabalho que vem fazendo na nossa cidade”, disse o vereador.

O serviço é destinado a idosos, cujos vínculos sociais ou comunitários estejam sob a iminência de serem rompidos ou ainda cujas relações estejam fragmentadas causando danos e violações de direitos aos mesmos. O equipamento possui capacidade para atender 25 idosos diariamente, com frequência de 2 ou 3 dias semanais, pelo período entre 8h às 16h.

Além do atendimento social realizado pela equipe do Centro Dia a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) disponibiliza uma van responsável pelo transporte desses usuários de casa para a unidade e da unidade para a casa, diariamente.

O Centro Dia para Idosos tem como finalidade ofertar ações que busquem a autonomia, a inclusão social, o pertencimento comunitário e a qualidade de vida da pessoa idosa. Entre as atividades ofertadas no local estão às oficinas de convivência, sócio-ocupacionais, de mobilidade, além do acompanhamento individualizado, familiar e grupal.

Durante as oficinas são trabalhadas questões como a independência, autonomia, manutenção de vínculos sociais, comunitários, pertencimento social e resgate da autoestima dos idosos que apresentam quadros de violações de direitos. Os trabalhos são realizados por psicólogo e assistente social.

Em paralelo a essas oficinas coletivas são realizados também o apoio e suporte familiar objetivando escuta das demandas, orientações ao núcleo familiar, reorganização das formas de relacionamento interpessoal e rompimento do ciclo de violação de direitos.

Os idosos que passam o dia na unidade recebem três refeições: café, almoço e lanche (além de duas colações para balanceamento nutricional feita por profissional específico da área). O encaminhamento dos idosos para o Centro Dia deve ser realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou pelo Sistema de Garantia de Direitos.

A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar formada por Coordenação técnica, Assistente Social, Psicólogo, Fisioterapeuta e Cuidadores de idosos.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, ressaltou que 2021 foi um ano de reconstrução da assistência no município.

“Reconstruímos e abrimos 90% dos espaços que estavam fechados e sem condições de uso. Reabrimos 31 Centros de Referência em Assistência Social, o Centro de Alzheimer, revitalizamos o Abrigo Seu Nadim, a Residência Inclusiva, iniciamos a reforma do Capd e Creas. Hoje estamos entregando mais esse espaço para a população. Esse ano vamos continuar avançando e cuidando das pessoas , resgatando a sua dignidade e sua cidadania”, lembrou Munir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *