Casa do Gelo é ponto de coleta de doações para as vítimas da tragédia em Petrópolis
17 de fevereiro de 2022
Guarda Municipal prende em flagrante suspeito de furto de materiais da prefeitura
17 de fevereiro de 2022


Defesa Civil de Volta Redonda faz palestra em empresa de São Paulo

Orgão é um dos poucos com um plano de contingência para socorrer à população em situações de emergência

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda foi convidada pelos diretores da empresa Remar, de São Paulo, a realizar uma palestra para os colaboradores na capital paulista.

O coordenador Rubens Siqueira esteve nesta quarta-feira, dia 16, na sede da empresa – especializada na fabricação e manutenção de embarcações infláveis –, orientando sobre o Plano Municipal de Contingenciamento. O Plano define estratégias de antecipação, prevenção, mobilização e atuação de secretarias e autarquias do governo – municipal, estadual e federal – no caso de desastres naturais na cidade.

A empresa paulista trabalha com embarcações infláveis, equipamento de resposta nas ações hídricas no período de chuvas e emergências, sendo uma colaboradora da Defesa Civil municipal. A palestra, segundo informou o coordenador, contou com orientações sobre o comportamento antecipatório junto a comunidade, de natureza hídrica, geológica, química e humana quanto a ocupações e invasões, bem como de relações humanas no cotidiano do trabalho.

A Defesa Civil elaborou um calendário para atender os convites de empresas locais, clubes de serviços, associações de moradores, escolas, que desejam receber palestras. O calendário deste ano começa a partir do dia 01/04/2022, com o encerramento do período de alerta de verão, até o dia 31/03/2022, quando toda a estrutura da prefeitura fica em alerta para as emergências públicas.

As palestras capacitam o público em geral sobre como proceder de forma segura, com atos seguros, evitando-se os riscos com a prevenção. O atendimento aos convites é aberto para todas as instituições públicas e privadas, a partir dos contatos para agendamentos com a sede da Defesa Civil pelo telefone: (24) 3339- 2065.

“A população pode contar sempre com a Defesa Civil de Volta Redonda, forte, vibrante e solidária no seu dia a dia. Tudo o que diz respeito ao comportamento humano na antecipação, prevenção, preparação e resposta quanto a segurança no lar, no trabalho, nas escolas, no trânsito e no lazer, diz respeito à doutrina da Defesa Civil, que é o ‘dever de todos para com todos’, concluiu Siqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *