Professores de universidade dos EUA visitam escola municipal de Volta Redonda
6 de julho de 2023
Linha Verde flagra extração de areia após denúncia anônima em Angra
6 de julho de 2023


Presidente da CMVR se reúne com diretoria da CSN e questiona sobre poluição na Usina Presidente Vargas

O presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Paulo Conrado esteve reunido na tarde da terça-feira, com a diretoria da Companhia Siderúrgica Nacional, para conversar sobre o pó preto que vem atingindo a população de Volta Redonda.

A conversa foi amistosa e o presidente da câmara saiu da reunião otimista para que a situação seja equacionada o mais rápido possível. Pelo menos, a diretoria da CSN mostrou interesse em resolver o problema.

Reunião

Estive reunido na tarde de terça-feira com Alexandre Lyra e demais diretores da siderúrgica para cobrar providências e informações sobre a questão do pó preto. Segundo a diretoria da empresa, neste período do ano ocorre um fenômeno climático natural denominado inversão térmica. Isso ocorre devido à estiagem e clima seco e frio – disse o presidente da CMVR. Segundo foi explanado pela direção da CSN, o ar quase não dispersa e com isso, as concentrações de partículas se acumulam sobre a região onde o fenômeno ocorre. Mas é claro que isso não justifica o pó preto. A diretoria disse que, fora a questão do clima a empresa vem investindo em equipamentos modernos, como filtros de despoeiramento. Estes filtros tem resultados a médio prazo, por isso indaguei sobre quais as soluções a curto prazo – disse o presidente.

A diretoria prometeu a implantação de máquinas novas e modernas

Os diretores disseram que a empresa está iniciando o processo de implantação de máquinas novas e modernas de varrição e canhões de névoa de água para evitar o levantamento de poeira quando temos um aumento da frequência de ventos fortes na cidade.  Além disso, disseram que estão fazendo uma regulagem da produção em processos que possam causar emissões. Estão aumentando as paradas de manutenção. Isso reduz a produção, mas também, segundo eles, diminui as emissões porque as manutenções são mais intensas. Também como medidas a curto prazo, destacaram que foram reparados seis fornos críticos da coqueria e já começaram a mobilização para reparos nas sinterizações.

Fumaça Vermelha da Aciaria

A diretoria da CSN disse que aquela fumaça vermelha que sai da aciaria, assusta, mas é pontual e de curta duração, mas que traz um incômodo à população. Por isso também está tomando medidas a curto prazo para o controle da qualidade da sucata usada na aciaria e vem aumentando a frequência das manutenções e limpeza das panelas e conversores.

Missão Cumprida

Então, quero dizer que cumpri minha missão como presidente do Poder Legislativo. Fiquei esperançoso com o que ouvi e com o fato de que o Alexandre, que está como diretor da CSN há poucos meses, se mostrou muito sensível à questão das emissões de pó na cidade. Mas não vamos deixar de vigiar. Estaremos acompanhando e cobrando até que haja uma solução definitiva para questão do pó preto e da fumaça vermelha. Vou aguardar com esperança, mas pronto para cobrar se a gente não obtiver resultados concretos – concluiu Conrado, presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda.

1 Comment

  1. Bom dia. Não é pô preto gente, diferente do que a diretoria da CSN fala, esse pó preto que cai o ano inteiro nas nossas casas é carvão mineral puro ou partículas oriundas do processo de produção de coque. Eu trabalhei 20 anos nessa empresa e sei o que eles precisam fazer, investimento em sistemas de despoeiramento, umidificação das pilhas de carvão, filtros nas torres de apagamento de coque, dentre outras coisas.
    Argumentar que o problema acontece em determinada época do ano é palhaçada né, moro em Volta Redonda a 48 anos e nunca a cidade esteve tão poluída como está agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *