Cinco escolas da rede municipal passam por obras de reforma em Volta Redonda
15 de agosto de 2023
Briga entre irmãos acaba na delegacia de Valença
15 de agosto de 2023


‘Agosto Dourado’: Volta Redonda promove capacitação na Atenção Primária em incentivo ao aleitamento materno

Equipe do Banco de Leite Humano, do Hospital São João Batista, qualificou profissionais das UBSFs Siderópolis, Vila Rica/Tiradentes, e Belvedere, e UBS Monte Castelo

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na tarde dessa segunda-feira (14) uma capacitação com equipes da Atenção Primária à Saúde, em incentivo ao aleitamento materno. A atividade faz parte do “Agosto Dourado”, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A qualificação foi realizada pelo coordenador do Banco de Leite Humano, do Hospital São João Batista (HSJB), o enfermeiro André Baptista. Participaram da atividade os profissionais das unidades básicas de Saúde da Família (UBSFs) Siderópolis, Vila Rica/Tiradentes e Belvedere, e UBS (Unidade Básica de Saúde) Monte Castelo. Durante todo o mês, rodas de conversa, sala de espera, visitas à maternidade e palestras estão sendo oferecidas na rede municipal de saúde.

O coordenador explicou sobre o funcionamento do banco de leite, que existe há mais de 21 anos no município, sendo o único na região Sul Fluminense. A iniciativa garante a segurança alimentar para bebês prematuros e de baixo peso atendidos pela UTI Neonatal e UI (Unidade Intermediária) da maternidade do hospital, reduzindo, através deste projeto, a mortalidade infantil.

“O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês. Atualmente, o banco de leite conta com o apoio de 90 mães doadoras cadastradas”, comentou André Baptista.

Muitas mães têm dificuldade de amamentar o recém-nascido, por problemas de saúde e psicológico, por isso a importância da doação de leite de outras mães, que ajudam a salvar vidas.

“O primeiro passo para se tornar uma doadora de leite humano é entrar em contato pelo telefone do hospital (24) 3339-4242, ramal 248 (Banco de Leite Humano), das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, para fazer o cadastro. A mãe precisa fornecer cópia dos exames do pré-natal, junto com as anotações das consultas realizadas. Estão aptas a doar as mães que foram aprovadas pela médica neonatologista do banco de leite e que estejam amamentando”, explicou o coordenador.

Quando a mãe é considerada apta para a doação, ela é adicionada a um grupo de WhatsApp. Através deste canal de comunicação são passadas todas as orientações sobre a coleta e armazenamento do leite humano e, na semana seguinte, a equipe do banco de leite vai até a residência da doadora para recolher a primeira doação, que passa a ser semanal.

“Vale ressaltar que o leite humano tem duração de 15 dias no congelador domiciliar. Mas quando o leite doado chega ao banco, passa por um processo de pasteurização, que aumenta a validade para seis meses”, finalizou o coordenador do banco de leite, André Baptista.

Programação:

22/08 – 14h – Roda de conversa ‘café e prosa’ na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraíba;

24/08 – 14h – Roda de conversa ‘amamentação: base da vida’ no Hospital São João Batista (HSJB);

29/08 – 14h – Visita das gestantes da UBSF Volta Grande à maternidade e ao Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista;

30/08 – 14h – Visita das gestantes da UBSF Vila Rica/Tiradentes à maternidade e ao Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *