BM: Polícia Militar encontra cocaína e munições em caixa de papelão no bairro Santa Izabel
16 de abril de 2024
Barra Mansa prossegue com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
16 de abril de 2024


Hospital São João Batista realiza novo mutirão de cirurgias em Volta Redonda

Objetivo é reduzir a fila de espera dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde

Dando continuidade ao programa de mutirão de cirurgias, o Hospital São João Batista (HSJB), unidade da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, realizou mais cirurgias na sexta-feira (12) e no sábado (13). Dessa vez foram realizadas cirurgias de coluna, artroplastia e videoartroscopia. Cinco pacientes – sendo duas mulheres, dois homens adultos e um adolescente, com idades entre 14 e 69 anos – passaram pelos procedimentos.

As cirurgias de coluna fazem parte do projeto “Coluna Reta”, programa pioneiro da Prefeitura de Volta Redonda para diagnóstico precoce e tratamento da escoliose idiopática. Desta vez o projeto beneficiou os pacientes Gabriel André de Souza Gloria, 20 anos, e Davi Morrone Rodrigues Assunção Silva, de 14 anos. As cirurgias foram realizadas pelo ortopedista especialista em coluna Juliano Coelho e pelo neurocirurgião Júlio Meyer. Os pacientes passam bem e com programação de alta para quarta-feira (17).

O projeto “Coluna Reta”, inédito no Brasil, já realizou 48 intervenções beneficiando adolescentes com indicação para cirurgia. Os beneficiários apresentavam como diagnóstico a escoliose, uma deformidade tridimensional da coluna vertebral que acomete crianças e adolescentes na fase do crescimento. O ortopedista Juliano Coelho, que é responsável pelo projeto, destaca que o propósito do “Coluna Reta” é o diagnóstico precoce, para evitar os procedimentos cirúrgicos.

“Desde que o projeto foi criado, estamos ampliando o atendimento. Começamos no Estádio Raulino de Oliveira e ampliamos para as escolas de Volta Redonda, onde realizamos as triagens. Assim que a gente identifica uma criança que iniciou a escoliose já encaminhamos que entre no nosso sistema para acompanhamento”, explicou o médico.

Artroplastia e videoartroscopia

Já no mutirão de cirurgias ortopédicas do HSJB, as intervenções realizadas pela equipe do diretor-médico do Hospital São João Batista, o ortopedista Flávio Reis, foram de artroplastia de quadril e videoartroscopia de joelho. Os beneficiados foram os pacientes Roque da Fonseca Landes (69 anos), Ana Paula Marques dos Santos Barbosa da Silva (47 anos) e Diana do Carmo Barboza (35 anos).

O mutirão realizado na unidade hospitalar tem como objetivo reduzir a fila de espera dos procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No ano passado foram realizadas mais de 100 cirurgias. Todos os pacientes já tiveram alta e passarão por revisão e acompanhamento ainda esta semana, na própria unidade hospitalar.

O diretor-médico Flávio Reis ressaltou que a unidade segue avançando nas cirurgias realizadas em mutirão. “Esse foi mais um fim de semana dando prosseguimento ao nosso mutirão, que permite a manutenção da agenda de cirurgias eletivas e ainda a realização das cirurgias de emergência, já que o hospital também é uma unidade de pronto-atendimento”, explicou o ortopedista. Fotos de divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *