Serviço público pode ser prejudicado por paralisação de caminhoneiros
23 de maio de 2018
Samuca Silva visita sede do projeto Garoto Cidadão em Volta Redonda
23 de maio de 2018


Equipe do CAPSi encerra capacitação de prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Curso, com dois meses de duração, foi ministrado pela equipe da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas

Os profissionais do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) Viva Vida, na Vila Mury, receberam na manhã desta terça-feira, dia 22, a equipe da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), para o encerramento do curso sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas. A capacitação foi solicitada pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Volta Redonda e teve duração de dois meses, com encontros semanais.

Toda equipe do CAPSi, que é multidisciplinar, incluindo médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, psicólogo, educador físico, pedagogo e terapeuta ocupacional, participou da capacitação. Para o coordenador do Programa de Saúde Mental de Volta Redonda, Sérgio Luiz, o curso motiva os profissionais e dá embasamento para tratar o problema do uso de álcool e outras drogas. “Essa demanda é crescente nos CAPS”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, manter os profissionais da Saúde atualizados e motivados é uma das prioridades da secretaria. “E essa motivação e capacitação é ainda mais necessária quando atendem pessoas em sofrimentos psíquicos devido ao uso abusivo ou dependentes de substâncias psicoativas como o crack, álcool e outras drogas”, afirmou agradecendo a parceria e disponibilidade da equipe da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD).

O prefeito do município, Samuca Silva, afirma que a Coordenadoria de Prevenção às Drogas é exemplo de trabalho integrado entre as secretarias municipais. “Passando experiência e conhecimento, a equipe da coordenadoria facilita e orienta o trabalho de profissionais da Saúde, Educação, Guarda Municipal, Cultura e outros setores”, afirmou o prefeito, lembrando que essa integração deve acontecer em todos os setores da prefeitura.

O CURSO – O coordenador da CMPD, Ricardo Vinícius da Cunha, que é psicólogo, usa o próprio exemplo como ex-usuário de drogas para dar dicas no cuidado e abordagem para os profissionais do CAPSi. “O usuário de drogas não precisa de respostas ou conselhos prontos. Precisamos dar a possibilidade de reflexão sobre a própria vida”, disse, ressaltando a importância do primeiro acolhimento.

A capacitação é dividida em módulos que incluem uma introdução à dependência química, dando um entendimento global da doença; discussão de políticas públicas para a dependência química ligadas à saúde, ao tratamento do doente; atendimento à família, pois o dependente de álcool e drogas só se recupera com o envolvimento da família; e ainda o cuidado com os profissionais que atendem os dependentes.

A coordenadora do CAPSi, a pedagoga Jaísa Pinto, acredita na educação permanente para melhorar o atendimento aos usuários da unidade. “Atualmente, a demanda mais crescente é de usuários de álcool e outras drogas, temos que estar preparados e embasados para esse tipo de atendimento”, falou. O professor de Educação Física do CAPSi, João Fernando Sobrinho, concorda com a coordenadora da unidade. “Adquirir novo conhecimento é sempre válido”, acredita.

CAPSi – O CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Viva Vida), que funciona na Avenida Amazonas, 175, Vila Mury, é o serviço de referência em Saúde Mental para atendimento de crianças e adolescentes. Destina-se ao atendimento/tratamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, e todo aquele que, por sua condição psíquica, encontra-se impossibilitado de manter laços sociais ou prestes a rompê-los.

O Programa de Saúde Mental de Volta Redonda conta ainda com quatro Caps Adultos: Caps Vila Esperança, na Vila Santa Cecília; Caps Usina de Sonhos, na Vila Mury; Caps Sérgio Sibilio Fritsch, no Jardim Belvedere; e o Caps-AD – Álcool e Drogas, no Conforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *