Parentes e amigos de Marlon Garcia vão às ruas pedir justiça
7 de agosto de 2013
Xandinho se entrega à polícia de Volta Redonda
9 de agosto de 2013


Guarda Municipal lança a UGC nesta segunda

Unidade de Guarda Comunitária vai englobar todos os bairros da cidade

Nesta segunda-feira, dia 12, às 18h30min, no auditório do Palácio 17 de Julho, sede da Prefeitura de Volta Redonda, no Sul do Estado, será feito o lançamento oficial da UGC (Unidade de Guarda Comunitária), para todos os presidentes de Associações de Moradores do município. As atividades da UCG iniciarão na terça-feira e vai englobar todos os bairros da cidade. Farão parte da mesa o prefeito Antônio Francisco Neto; o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa; o delegado da 93ª DP, Antônio Furtado; o comandante do 28º BPM, coronel Igor Magalhães, além de inspetores e da ouvidora da corporação. 

A Guarda Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a Guarda Municipal, trabalhando a segurança pública em nível primário. Para explicar melhor, o major Luiz Henrique disse que “a ideia é que tanto a Guarda quanto a comunidade se empenhem para identificar, priorizar e resolver problemas. Acreditamos que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, discussão e análise, para chegarmos a um desfecho ideal”, completou.

A frota da UCG, cujos veículos receberam identificação própria, é formada por um Gol, uma motocicleta e um trailer, enviados pelo Governo Federal, além de quatro veículos Blaizer, que foram cedidas pelo Governo do Estado e adaptadas para o projeto. Para atender a todos, a cidade foi dividida em cinco regiões, ficando a área do Complexo Vila Brasília (que abrange 12 bairros), com uma viatura exclusiva.

O trailer ficará exclusivamente na Praça Japão, na Vila Santa Cecília, devido à quantidade de denúncias recebidas sobre o local. Os outros bairros serão cobertos por rondas, sempre durante o dia, “uma vez que de noite os problemas são mais contundentes, por isso precisamos colher as informações, discutir e analisar os casos, para que eles sejam solucionados da melhor maneira possível, envolvendo outros órgãos, como as polícias Civil e Militar, se for o caso. As soluções serão tomadas de forma integrada”, afirmou.

 

Preparação

Para que o projeto fosse colocado em prática, muitas decisões foram tomadas antecipadamente: mais de 120 guardas e todos os inspetores, passaram por cursos de qualificação, voltados para os temas ‘Guarda Cidadão’ e ‘Gestão’; pelo menos 40 presidentes de associações de moradores também participaram de curso sobre ‘Líder Comunitário’; além de reuniões (foto) que envolveram representantes de secretarias municipais que possam estar ligadas à segurança primária, como por exemplo, de Obras, de Serviços Públicos, a Suser, entre outras.

Seis inspetores ficarão responsáveis pelos problemas que surgirem em cada uma das regiões e terão uma máquina fotográfica, principalmente para registrar o antes e o depois. Eles terão ainda um formulário próprio onde serão narradas as solicitações que, por sua vez, serão enviadas aos órgãos que porventura poderão ser responsáveis pela solução, ficando uma via com o órgão e outra arquivada na GMVR. Alem disso, os inspetores terão um livro, onde serão listadas todas as atividades realizadas em cada dia, divididas em ‘Constituição do Serviço’ e ‘Ocorrência’. Tudo que for feito entrará em estatística. 

De acordo com o major Luiz Henrique, “a excelente relação entre a comunidade – através das associações de moradores -, e a Guarda é a principal meta, pois a intenção é que tenhamos aliados no combate à segurança primária, evitando assim a prática de crimes ou irregularidades no trânsito”, ressaltou. São problemas como poda de árvore, que pode facilitar a ação de ilícito; buraco no asfalto, que pode causar um acidente de trânsito e atingir um pedestre; obstrução em calçadas, que obriga o pedestre a alcançar a rua para continuar seu caminho; troca de lâmpada de poste que esteja queimada; retirada de carcaças e de pneus abandonados nas ruas, entre outros.

– A participação ativa do cidadão tem reflexos imediatos no sucesso do atendimento, uma vez que ele conhece de perto os problemas e as reivindicações da comunidade. Focando a segurança em nível primário, acredito que iremos melhor a qualidade de vida da cidade como um todo, concluiu o comandante da GMVR.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *