Barra Mansa abre Semana da Pátria com desfile na Região Leste
2 de setembro de 2013
Saae BM apresenta projeto de elaboração do Plano de Resíduos Sólidos
4 de setembro de 2013


Prefeitura inaugura sistema de abastecimento de água em Santa Rita de Cássia

Cerimônia aconteceu durante 8ª edição da Agrofest (Festa da Agricultura Familiar)

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, e o diretor executivo do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Horácio Delgado, inauguraram no último sábado, dia 31, o sistema de abastecimento de água do distrito de Santa Rita de Cássia. A cerimônia aconteceu durante a oitava edição da Agrofest (Festa de Agricultura Familiar) e contou também com a presença do vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza.

O poço artesiano do distrito, que era uma reinvindicação antiga dos moradores, beneficia 440 famílias e aproximadamente 1,3 mil pessoas. “Hoje é um dia muito importante para Santa Rita de Cássia. Primeiro, porque agora a prefeitura está cuidando de fato desse distrito. Acabou a história de dizer que Santa Rita de Cássia é de Volta Redonda. E, segundo, porque os moradores passam a receber água tratada de qualidade”, disse o prefeito, ressaltando que essa é a primeira de muitas obras que o governo municipal realizará na localidade. “Ainda este ano, vamos reformar e ampliar o posto de saúde e contribuir um galpão de mudas para os produtores de folhosas do distrito”.

Jonas fez questão de destacar que a inauguração do sistema de abastecimento de água representa economia para os produtores rurais. “Hoje, para fornecer alimento para as grandes empresas, é preciso apresentar um certificado que ateste a qualidade da água usada na lavoura. Como não havia sistema de abastecimento no distrito, os produtores buscavam outros meios para ter água potável nas propriedades e isso gerava um gasto a mais. A partir de agora, todos passam a ter água potável e, as verduras e hortaliças, a garantia de qualidade”, frisou. O distrito de Santa Rita de Cássia é reconhecido como o maior produtor de folhosas da região Sul Fluminense e conta com 120 produtores que, no período de safra, produzem 30 toneladas de verduras e hortaliças diariamente.

Com capacidade de produzir 5,5 litros de água por segundo e 500 mil litros por dia, o poço foi construído com recursos próprios da autarquia. Foram investidos aproximadamente R$ 300 mil na obra. “Construímos o poço artesiano, o reservatório superior e as redes de distribuição. Antes, a maioria das residências era abastecida por poços freáticos”, informou Horácio que, junto com o prefeito, recebeu o título de cidadão santarritense da AMASRICA (Associação de Moradores e Amigos de Santa Rita de Cássia).

O presidente da AMASRICA, Edmar Felipe Emiliano, agradeceu à prefeitura e ao Saae BM pela obra. “A inauguração desse sistema de abastecimento de água é a realização de um sonho para os moradores de Santa Rita de Cássia, que agora tem a chance de usufruir de água de qualidade”, disse o presidente, que estava acompanhado do vice, Roberto Carlos Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *