Empresária é baleada na tentativa da assalto em Resende
16 de dezembro de 2013
Ministério Público apresenta à Justiça alegações finais do caso João Felipe
18 de dezembro de 2013


OSBM encerra atividades com concerto na Matriz

Apresentação terá solos de violinista e fagotista; atividades serão retomadas em janeiro

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa encerra nesta terça-feira, dia 17, as atividades de 2013. Para marcar a última apresentação oficial, o principal conjunto do Projeto Música nas Escolas, mantido pela prefeitura de Barra Mansa, faz o concerto da temporada na Igreja Matriz de São Sebastião.

A apresentação, cuja direção musical e regência ficarão por conta do coordenador artístico da Orquestra, Maestro Vantoil de Souza, contará com duas solistas: a violinista Maressa Portilho e a fagotista Carolainne Carolina. No programa, obras de três mestres da música. Um deles será Antonio Vivaldi, italiano e violinista primoroso, tido como um dos maiores nomes de sua época (1678-1741), grande influência para artistas de toda a Europa. Dele, a OSBM tocará Concerto para fagote e orquestra em Lá menor.

Outro nome que será lembrado no concerto de encerramento da temporada 2013 será Wolfgang Amandeus Mozart (1756-1791), com Concerto nº 3 para violino e orquestra em Sol Maior, datado de 1775. Mozart é visto, por estudiosos de sua obra, como o autor de uma das mais impressionantes séries de concertos para violino. Segundo especialistas, ele desenvolveu o perfeito equilíbrio entre a virtuosidade e o conteúdo temático, aspectos essenciais ao repertório de concerto para violino.

O terceiro grande nome homenageado na apresentação desta terça-feira será Antonin Dvorák (1841-1904), com uma das mais queridas obras do compositor, Sinfonia nº 9 em Mi menor “Do Novo Mundo”, que capta a essência das primeiras impressões do artista em suas viagens à América do Norte, composta entre dezembro de 1892 e maio de 1893. Especialistas garantem que a obra foi ouvida em Boston, Londres e na antiga Tchecoslováquia, no período de um ano.

O concerto acontece às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, à Rua Andrade Figueira, 326, no Centro. A apresentação é aberta ao público, tem entrada franca e classificação livre. As atividades da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa serão retomadas em janeiro.

Projeto Música nas Escolas

Criado pela prefeitura de Barra Mansa, o projeto tem como objetivo promover desenvolvimento musical dos alunos da rede municipal de ensino. Atualmente, o projeto atende todas as escolas da rede, que possui mais de 22 mil crianças e adolescentes.

O Projeto Música nas Escolas é uma iniciativa da prefeitura de Barra Mansa e conta com o patrocínio de empresas privadas por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *