Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta em São Paulo com o Ballet Mariinsky (Ballet Kirov)
18 de novembro de 2014
Polícia Militar prende cinco suspeitos de tráfico no Santa Cruz
20 de novembro de 2014


Sessão solene da Câmara de Vereadores de Barra Mansa celebra o Dia da Consciência Negra

A Câmara de Vereadores de Barra Mansa celebrou o Dia da Consciência Negra e a luta pela igualdade racial em sessão solene na terça-feira, 18 de novembro. Conduzida pelo advogado Carlos Augusto Silva, a cerimônia teve a presença da secretaria municipal de Educação, Lusia Melchiades, representando o prefeito; do gerente de Promoção da Igualdade Social,  Walmiro Fabiano Júnior; do coordenador da FAETEC, André Luís; da gestora da Cruz Vermelha da cidade, Sueli Gabriel, e demais homenageados da noite.

O gerente da Promoção da Igualdade Social iniciou a sessão, falando sobre a importância de respeitar todas as etnias e religiões, assim como Nelson Mandela, que dá nome ao certificado de honra entregue àqueles que lutam pela igualdade em Barra Mansa.

-Algumas entidades de Barra Mansa sempre atenderam a luta pela igualdade social, religiosa, racial e sexual e merecem ser homenageadas com o certificado de honra “Personalidade Nelson Mandela”, que foi o maior líder da luta negra no mundo. Elas não se importaram em lutar pela igualdade e fraternidade. Não podemos ficar agarrados a um passado  homofóbico, racista e com preconceito religioso. Como estado laico, se há preconceito religioso, estamos rasgando a Constituição – afirmou Walmiro em seu discurso.

O Certificado de Honra “Personalidade Nelson Mandela” foi entregue a diversas personalidades e entidades barra-mansenses que lutam pela igualdade social na cidade. Os homenageados foram: o presidente da Ubuntum (Religiões de Matriz Africana); o movimento LGBT de Barra Mansa; Mestre Guilé; a Cruz Vermelha; o Núcleo de Apoio aos Portadores de HIV; Altami Alves e Alexandre Carlos, diretores da Banda G; Paulo Marques, responsável pelo Memorial Mandela e Rosângela Nogueira Santana da Silva.

A secretária, Lusia Melchiades, afirmou que a educação é essencial na luta contra o preconceito.

-Todos nós somos descendentes de negros e como tal devemos nos respeitar. Nelson Mandela dizia que a maior arma que temos contra o preconceito é a educação. Por isso, investimos na educação de nossos jovens e crianças para serem mais conscientes – afirmou Lusia.

Representando os vereadores, Cláudio da Silva Cruz, o Baianinho, apresentou dados que confirmam o preconceito na sociedade.

-Costumamos dizer que no Brasil não existe racismo, mas os números comprovam o preconceito no país e mostram a situação vulnerável em que os negros se encontram. Mais da metade da população é formada por negros, mas os dados mostram que 9% dos negros estão desempregados, entre os não negros esta taxa cai para 7%.E mesmo quando o negro ingressa no mercado de trabalho, ele sofre prejuízos, tendo em vista que o salário do não negro é de 40% a 50% maior do que o salário do negro. Além disso, constatamos que a população carcerária é majoritariamente negra. Houve avanços na luta pela igualdade, mas precisamos avançar mais, através de leis públicas, como a que inclui no currículo escolar a disciplina de História Afro ou a que institui o sistema de cotas em universidades e concursos públicos. – afirmou Baianinho.

Além dos certificados de honra, foram entregues três medalhas concedidas a representantes do movimento contra o preconceito racial, social, sexual e religioso em Barra Mansa. O presidente da Ubuntu foi agraciado com a Medalha Maria Moçambique; o Movimento LGBT recebeu a Medalha Maria Sacchi; o Mestre Guilé, de capoeira, foi homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares e a artista plástica Izabel Adelina Colimério foi agraciada com a Medalha Tereza de Benguela. O presidente da Ubuntu, Sérgio, falou representando os homenageados.

-Existem em Barra Mansa mais de cem casas de religião africana, que realizam trabalho social dentro de suas comunidades e precisam ser respeitadas. O âmago das religiões africanas é a solidariedade, seu lema é “como um pode ser feliz, se os outros estão tristes?”. Todos devemos respeitar o outro independentemente de cor, classe, social, religião – discursou Sérgio.

O vereador Lia Preto parabenizou os agraciados da noite e discursou sobre a importância do sistema de cotas para minimizar injustiças históricas.

-Estou feliz pelo agraciados da noite e os parabenizo por sua luta. É muito importante a criação de leis de cotas, como a Lei 6914/2014, que institui o sistema de cotas em pós graduações para negros e em situação social vulnerável. Se a implantação de cotas fosse desnecessária, não estaria sendo discutida em uma esfera federal, este, ainda, é um mal necessário, até que tenhamos uma sociedade igualitária. Em Barra Mansa estamos trabalhando em uma lei que inclua o sistema de cotas nos concursos realizados pelo município – afirmou Lia Preto.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Borges, encerrou a sessão afirmando que criará uma comissão para defender a igualdade racial.

-A Câmara está sempre de portas abertas para a população e suas reivindicações. É importante participarmos desse debate sobre o preconceito e lutar contra o preconceito racial e religioso. Vamos criar uma Comissão Permanente para defender a igualdade racial e social no nosso município. Logo aprovaremos a lei de cotas para concursos públicos em Barra Mansa e lutaremos sempre para corrigir as injustiças históricas causadas pelo preconceito. Todos os agraciados estão de parabéns pelo seu trabalho, mas fico especialmente feliz, por poder agraciar a senhora Izabel Adelina com a Medalha Tereza de Benguela, que foi instituída através de um projeto de lei de minha autoria – afirmou Marcelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *