PMVR e Caixa entregam mais 160 unidades do Minha Casa, Minha Vida no bairro São Sebastião
23 de dezembro de 2014
Homem é assassinado com a filha no colo na Grota do Germano
25 de dezembro de 2014


Guarda Municipal de Resende é referência para outras cidades

Corporação possui estatuto e corregedoria própria

A Guarda Municipal tem sido referência em todo o estado e agora chama a atenção de outros municípios brasileiros, como a cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Recentemente, uma equipe da Superintendência de Ordem Pública do município baiano esteve em Resende para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos agentes da Guarda e a organização da corporação. Eles foram recepcionados pelo Superintendente de Ordem Pública, Felipe Rebello, que também falou do trabalho desenvolvido pelo órgão.

Segundo o subcomandante da Guarda, Paulo Sérgio Duarte de Souza, o que faz da Guarda resendense uma referência e exemplo para o Estado e outros municípios é o fato da corporação possuir uma organização que obedece a todos os requisitos federais.

– A Lei Federal 13.022, de agosto de 2014, determina que as guardas devem possuir um estatuto próprio, mas em Resende nós já possuímos isso desde 2002. O estatuto contém a hierarquia da corporação e também a parte disciplinar dos guardas. O documento está sendo revisto e atualizado pela Procuradoria Geral do Município, – explicou Duarte.

Além do estatuto, a Guarda Municipal possui ainda uma corregedoria própria, instituída por Lei Municipal em 2009, o que agiliza todos os procedimentos necessários para apuração de má conduta dos agentes e outras irregularidades, que são apuradas e, quando constatadas, são encaminhadas para abertura de inquérito administrativo.

Outro fato que tem chamado a atenção é que a Guarda de Resende possui um efetivo de 180 guardas, todos concursados e todos capacitados para atuarem também como agentes de trânsito. E agora, após a assinatura de um convênio com o Detran-RJ, 20 desses agentes poderão atuar realizando apreensão de veículos e de habilitação.

– Várias cidades do estado do Rio já vieram a Resende conhecer nosso trabalho e a cidade baiana quis ver de perto como é nossa hierarquia e como desempenhamos nosso trabalho – explicou o subcomandante.

NATAL – Na última semana a Guarda Municipal realizou um trabalho filantrópico de distribuição de cerca de 450 brinquedos a crianças das comunidades de Sertãozinho, Terra Livre e Bulhões. A festa teve direito a presença do Papai Noel e lanche.

Segundo o comandante da Guarda, Wilton Vieira de Jesus, os eventos foram realizados nas escolas municipais Chico Mendes (Terra Livre), Francisco Tavares (Sertãozinho) e Luiz Pistarini (Bulhões) e contemplaram tanto alunos das instituições quanto crianças da comunidade.

Os brinquedos foram arrecadados junto aos próprios guardas e a parceiros da corporação. Quem também participou da festa foi a Uniodonto, que levou dentistas aos locais e distribuiu kits de escovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *