Neto e Paiva explicam obras de Mobilidade Urbana para Associação de Moradores
12 de agosto de 2015
Polícia prende suspeito de tráfico na Candelária
14 de agosto de 2015


Concerto da Orquestra de Cordas de Volta Redonda no XXI Rio Cello Encounter lota Cine 9 de Abril

Mais de 1 mil pessoas assistiram espetáculo com grandes solistas da música clássica ingleses, norte americanos e argentinos

A música clássica definitivamente já faz parte do dia a dia de Volta Redonda. Prova disso é o público maciço – estimado em mais de 1 mil pessoas – que assistiu na noite desta quarta-feira (dia 12) a apresentação especial da Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda, Cidade da Música, no Cine 9 de Abril, dentro da programação do XXI Rio International Cello Encounter – Festival Internacional de Violoncelo. O concerto – com entrada franca – contou com a participação de grandes solistas da música clássica internacional, entre eles o criador do Rio Cello Encounter, o violoncelista David Chew (Inglaterra).

Participaram ainda da apresentação Haroutune Bedelian, no violino, o regente Dr. Russel Guyver na viola (ambos da Inglaterra), além da pianista Lorna Griffith (EUA) e o violoncelista Eugene Friesen (Estados Unidos).  Juntamente com os alunos do projeto, com a regência da maestrina Sarah Higino, eles executaram clássicos de Bach, Béla Bartók, Elgar, Villa Lobos, entre outros.

 “O público foi excelente, muitos pais de alunos que iriam tocar, mas também muita gente não ligada à música, que foi para apreciar este espetáculo único. Os solistas já estão saudosos, já estão conversando coisas para a apresentação da edição do ano que vem”, relatou a maestrina Sarah Higino, que completou: “Alguns dos solistas já vieram a Volta Redonda na edição do Rio Cello Ecounter do ano passado, e ficaram entusiasmados com o aprimoramento dos nossos alunos”. 

PROGRAMAÇÃO – A programação do XXI Rio International Cello Encounter – Festival Internacional de Violoncelo em Volta Redonda, envolvendo os alunos do projeto Volta Redonda, Cidade da Música, começou na terça-feira (dia 12) e segue até sábado (dia 15), com ensaios, apresentações, oficinas e master classes (aulas para alunos avançados) com grandes solistas da música clássica ingleses, norte americanos e argentinos. Sarah afirmou que os alunos aprovaram as master classes. “Os alunos afirmaram que as aulas foram ótimas, já refletiram na música deles”.

O Rio International Cello Encounter, completando 21 anos nesta edição, tem coordenação geral do violoncelista David Chew e a coordenação dos trabalhos com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda é da maestrina Sarah Higino e do maestro Nicolau Martins de Oliveira, idealizador e responsável pelo projeto Volta Redonda Cidade da Música.

A participação dos estudantes músicos começou na terça-feira (dia 11), das 9h às 12 horas, na sede do projeto Volta Redonda Cidade da Música, quando participam de uma Master class (aula para alunos avançados) com o violoncelista e compositor americano Eugene Friesen. No mesmo dia, às 19h, houve um ensaio aberto de música de Câmara com o violoncelista David Chew (Inglaterra), o violista Russel Guyver (Inglaterra), a pianista Lorna Griffith (EUA), o violoncelista Eugene Friesen (USA) e com o violinista Haroutune Bedellian (Chipre), também na sede do Projeto Volta Redonda Cidade da Música. Na quarta-feira (dia 12) houve a apresentação especial da Orquestra de Cordas de Volta Redonda no Cine Nove de Abril.

Já no sábado (dia 15), os alunos participam de um ensaio com o músico internacional Tito Cartechini. O ensaio acontece as 10h30, na sede do projeto Cidade da Música, na Rua Graham Bell, no bairro Vila Mury. Logo após, às 11h, será realizado um ensaio aberto ao público com o bandoneonista. “Muitos festivais utilizam o ensaio aberto como forma de aproximar o público. Não é nada formal, as pessoas podem acompanhar como quiserem, e assistem tudo – os erros inclusive. Na verdade é a intimidade do ensaio revelada”, salientou Sarah Higino.

A participação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda no XXI Rio Internacional Cello Ecounter será encerrada com o concerto De Tchaikovsky a Piazzola, que acontece no Parque Lage, no Jardim Botânico, às 11h.

CIDADE DA MÚSICA – O projeto Volta Redonda Cidade da Música – fundado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira – tem o apoio da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e SME (Secretaria Municipal de Educação), atendendo cerca de 4 mil estudantes nas escolas públicas do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *