Volta Redonda realiza revitalização na sinalização da Vila Santa Cecília
2 de fevereiro de 2018
Frequentadores do Novo Parque Aquático terão aula de dança no próximo domingo
2 de fevereiro de 2018


Volta Redonda reverte dois casos confirmados de Febre Amarela

Secretaria de Saúde confirmou que os pacientes contraíram a doença durante viagens e ressalta que não há circulação do vírus na cidade

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, dia 2, o secretário municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, informou que já estão em casa e retomaram suas rotinas, dois homens, um de 16 e outro de 41, que tiveram seus exames confirmados com Febre Amarela. De acordo com o secretário, ambos os pacientes já foram tratados pela rede de saúde de Volta Redonda e passam bem.

“É importante ressaltar que não há circulação do vírus da Febre Amarela em Volta Redonda. Um dos pacientes realizou uma viagem recente à apresentação dos sintomas, ao município de Rio Preto, em Minas Gerais. É uma cidade limítrofe a Valença e Rio das Flores, que estão na área de maior concentração de casos no estado. E estamos fazendo o levantamento epidemiológico de viagem do outro paciente”, explicou Alfredo Peixoto.

A Prefeitura segue intensificando a campanha de vacinação e preparou uma programação especial para este sábado, dia 3. Estarão abertas, das 8h às 17h, as unidades básicas dos bairros 249, São Lucas, Eucaliptal, Siderlândia, São Geraldo, Roma I, Vila Rica/Três Poços, Monte Castelo, Retiro II, Jardim Cidade do aço, Açude I, Verde Vale, Santo Agostinho, Candelária e Santa Cruz.

“Queremos atingir nossa meta de vacinar  225 mil pessoas e é importante que todos que ainda não se imunizaram, compareçam aos locais de vacinação. Principalmente a população de faixa etária entre 15 e 24 anos, que teve baixa adesão à campanha e é quem costuma mais viajar nesse período”, reforçou o secretário de Saúde.

O público-alvo da vacina é formado por pessoas de 9 meses de idade até os 59 anos. Os idosos, a partir dos 60 anos, as gestantes e os pacientes imuno deprimidos – em tratamento de câncer e contra o HIV, por exemplo, só serão vacinados munidos de documento com indicação médica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, já foram vacinadas mais de 171 mil pessoas em Volta Redonda, sendo 131.268 somente do dia 16 de janeiro até a última quinta-feira, dia 1º de fevereiro. O prefeito Samuca Silva ressaltou que o município tem estoque para imunizar toda a população.

“Uma das estratégias que adotamos foi a descentralização das vacinações em todos os postos, atingindo uma quantidade considerável da população, além de termos antecipado a campanha em janeiro”, comentou o prefeito Samuca Silva.

Cerca de 120 profissionais da rede municipal, entre médicos e enfermeiros, também participaram de capacitação de atualização, onde foram abordados tópicos como diagnóstico, tratamento, as reações adversas, cenário epidemiológico, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *