Novo Parque Aquático terá horário de funcionamento especial no Carnaval
10 de fevereiro de 2018
PRF prender suspeito após perseguição na Dutra
10 de fevereiro de 2018


Secretário de BM se reúne com Superintendente Federal de Agricultura

Encontro, realizado a pedido da Prefeitura Municipal de Resende, debateu a formação do Consórcio Intermunicipal de Inspeção Sanitária da Região Sul Fluminense com o intuito de incluir os municípios no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, José Luiz Vanelli, o Leiteiro, participou na manhã de quinta-feira, dia 8, de uma reunião com o Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Rio de Janeiro, José Essiomar Gomes da Silva, realizada na Casa da Cultura Macedo Miranda, em Resende. Participaram também da reunião, o secretário de Desenvolvimento Rural de Resende, Alberto Werneck de Figueiredo; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Porto Real, Vanessa Miranda; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães; a médica veterinária da secretaria de Desenvolvimento Rural de Resende, Fabiana Falbo Kahl da Silva, demais autoridades e corpo técnico do setor Rural da região Sul Fluminense.

O encontro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Resende, tratou sobre a formação do Consórcio Intermunicipal de Inspeção Sanitária da Região Sul Fluminense. O intuito do grupo é incluir os municípios da região no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) que comprova a competência de inspecionar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal produzidos na região com a mesma eficiência que faz o Ministério da Agricultura.

De acordo com o superintendente José Essiomar, ao estar incluído no SISBI-POA, os municípios integrantes do Consórcio terão a permissão de comercializar seus produtos fora do estado e para todo o Brasil. O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir que o produto apresenta todos os requisitos segurança alimentar.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, José Luiz Vanelli, a proposta do Consórcio consiste na coletividade entre os municípios. “O sistema SISBI vai ajudar a gerar mais emprego e renda e com isso ajudar na economia regional como um todo, pois a produção pode ser aumentada diante do comércio entre os produtos ficarem sem fronteiras. A partir do momento que pode se comercializar a nível nacional, o produto de qualidade aprovada ganha nome e é reconhecido em outros estados”, afirmou.

Ele ainda destacou a importância da inclusão dos produtores rurais barra-mansenses nesse sistema nacional. “É muito importante essa integração entre os municípios para manter essas medidas de controle dos produtos oriundos do setor rural. A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural se coloca a disposição para avançar nesses quesitos”, completou.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) continua a agir em Barra Mansa para liberação de documentos e certificados necessários, porém com a introdução ao SISBI-POA a fiscalização vira a nível nacional com um agente de inspeção contratado pelo município. “O sistema veio para ajudar no comércio, na economia e principalmente para o produtor rural da região”, finalizou Vanelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *