Barra Mansa confirma caso importado de febre amarela
1 de março de 2018
VR homologa a licitação para aquisição de ônibus elétricos
1 de março de 2018


Volta Redonda capacita novos fornecedores para administração pública

Evento aconteceu na Praça Sávio Gama e atraiu mais de 50 empresários

A Prefeitura de Volta Redonda realiza nesta quinta-feira, dia 1, o Pregão Eletrônico na Praça. O objetivo do evento é capacitar pequenos e médios empresários da cidade para fornecerem materiais e serviços para a administração pública. O evento, em parceria com o Sebrae  (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), aconteceu na Praça Sávio Gama e atraiu mais de 50 empreendedores.

O prefeito Samuca Silva destacou aos participantes que a prefeitura de Volta Redonda está cumprindo seus compromissos de transparência com os fornecedores. “Estamos com uma nova norma de que, em 15 dias, os empreendedores que prestaram serviços ou venderam materiais para o governo irão receber. Estamos realizando o Pregão Eletrônico na Praça, aproximando os empresários da prefeitura e mostrando, com transparência, como são feitas as compras públicas”, comentou.

Os participantes do evento começaram o dia acompanhando um Pregão Eletrônico da prefeitura, que foi feito em praça pública, para demonstrar como é feito o trâmite. Logo após foi realizada uma palestra com o tema: ‘Como fornecer para a Prefeitura’, ministrada pelo coordenador da Central Geral de Compras, Eli Alves.

A analista do Sebrae, Ana Paula da Silva, ressaltou a importância do evento. “Quero parabenizar a prefeitura pelo belissímo trabalho que está sendo feito em Volta Redonda. O poder público tem mostrado que é possível pequenos e médios empresários fornecerem para a administração municipal, o que fomenta o desenvolvimento econômico local”, comentou Ana Paula.

Já o coordenador da CGC, Eli Alves, explicou aos empresários a forma como a prefeitura tem realizados as licitações. “A maioria está sendo feita através de pregão eletrônico, pelo site Compras Net. Essa plataforma é gratuita, o que permite que todos possam participar. Até o final do primeiro semestre, todas as compras da prefeitura serão realizadas através dessa plataforma, que permite a participação de todos, além de gerar economia aos cofres públicos”, disse Eli Alves.

Após a palestra da CGC, os participantes conversaram individualmente com cada órgão participante, esclarecendo dúvidas e buscando mais informações. Participaram do evento Sebrae; Emater; Prefeitura; Central Geral de Compras; Secretaria de Educação; Secretaria de Ação Comunitária; Procuradoria Geral do Município; Serviço Autônomo de Água Esgoto (SAAE); Fundação Beatriz Gama; e Banco VR de Fomento.

O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, também ressaltou a importância da prefeitura em mostrar a transparência nas compras públicas. “Estamos dismestificando a estória de que é difícil o empresário local, seja pequeno ou médio empreendedor, vender para a administração pública”, destacou.

Samuca Silva salientou ainda que o objetivo de capacitar novos fornecedores é fomentar a economia local. “Além disso, é mais uma forma de transparência, trazendo para a praça pública e mostrando como são feitas as compras públicas”, salientou Maycon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *