Volta Redonda capacita novos fornecedores para administração pública
1 de março de 2018
Cerimônia entrega de certificados para membros do COMDEMA
1 de março de 2018


VR homologa a licitação para aquisição de ônibus elétricos

A homologação da licitação da compra dos ônibus elétricos foi feita nesta quinta-feira, dia 1º, pela Central Geral de Compras (CGC) da prefeitura de Volta Redonda. Por meio de pregão eletrônico, a tomada de preço tem a validade de 12 meses. Porém, segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), os veículos devem chegar ainda neste primeiro semestre para iniciar a segunda etapa do projeto Tarifa Comercial Zero.

Segundo Eli Alves, gestor do CGC, foi solicitada a compra de três ônibus elétricos. No edital, além de que os ônibus sejam elétricos, a prefeitura exigiu uma garantia de 20 anos ao município.

“É um patrimônio ecologicamente correto, com baixo custo de manutenção de pneus e de energia elétrica. Isso não tem nem comparação aos veículos que utilizam combustíveis fósseis. O projeto ‘Tarifa Comercial Zero’ vai beneficiar a economia da cidade, já que vai circular nos principais centros comerciais da cidade (Vila Santa Cecília, Aterrado, Retiro e Avenida Amaral Peixoto)”, comentou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

Quando o projeto estiver com três ônibus elétricos, o tempo de espera dos passageiros nos pontos será dentre 20 e 25 minutos. O veículo conta com wifi, ar-condicionado, carregador de celular e velocímetro exposto ao passageiro. Na primeira etapa do ‘Tarifa Comercial Zero’, o percurso tinha de 12 quilômetros e a autonomia da bateria do ônibus elétrico é de 400 quilômetros.

Com o projeto, a prefeitura pretende melhorar a experiência em mobilidade urbana dos passageiros com a cidade de Volta Redonda. “Queremos que a população deixe o carro em casa para vir aos centros comerciais de ônibus elétrico. Será bom para o meio ambiente, bom para a economia e bom para a população. Estamos dando esse exemplo antes de outras modificações no trânsito”, finalizou Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *