Febre amarela mata duas pessoas na região
1 de março de 2018
Vereador alerta para prática de golpe utilizando indevidamente  seu nome
1 de março de 2018


Volta Redonda promove capacitação inédita

Objetivo é integrar conselheiros tutelares e do CMDCA ao Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia)

Volta Redonda sediou na manhã desta quarta-feira, dia 28, a primeira capacitação do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia), do Governo Federal. Realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), em parceria com a FIA (Fundação para a Infância e Adolescência) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o evento aconteceu em um dos laboratórios de Informática do campus Aterrado da UFF (Universidade Federal Fluminense). Esse treinamento tem como objetivo integrar o CMDCA e os dois conselhos tutelares do município ao sistema, que vai permitir um acesso mais rápido e completo aos atendimentos, além de um diagnóstico completo de informações.

“Essa implantação vai ajudar muito no dia a dia dos conselheiros tutelares e dos conselheiros de direito, que fazem parte do CMDCA. A partir do momento em que o Sipia for alimentado com informações das crianças e dos adolescentes, nós do CMDCA estaremos fiscalizando também através do sistema”, explicou a presidente do CMDCA, Adriana de Paula Amorim, que participou da capacitação.

O Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia) é um instrumento de apoio à gestão em direitos humanos de crianças e adolescentes, a partir de módulos que coletam, processam e disseminam informações locais sobre a situação da infância e adolescência. O software oferece ainda um conjunto de dados em relatórios locais, regionais, estaduais e nacionais para apoiar a construção e o desenvolvimento de projetos.

“Volta Redonda está sendo pioneira, inclusive sediando o evento para outros municípios. A Seplag, através do Departamento de Transparência e Controle Social, está oferecendo toda a estrutura e apoio para a realização do curso, além de mobilizar a rede envolvida no tema”, contou o secretário interino de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo.

A capacitação para essa primeira turma continua nesta quinta-feira, dia 1° e envolve metade dos conselheiros tutelares, além de conselheiros do CMDCA e representantes de secretarias e autarquias do Governo Municipal e dos municípios de Barra Mansa e Quatis. Na próxima semana, participam os outros conselheiros tutelares.

“Vamos ampliar a proteção às crianças e adolescentes da nossa cidade. Queremos investir cada vez mais em políticas públicas e garantir os direitos desses jovens”, citou o prefeito Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *