Sábado será “Dia D” de vacinação contra a febre amarela em Resende
2 de março de 2018
Volta Redonda avança na melhoria da mobilidade urbana
2 de março de 2018


Samuca participa de observatório de segurança pública com presidente da Câmara Federal

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou na manhã desta sexta-feira, dia 2, do Olerj (Observatório Legislativo na Intervenção Federal da Segurança Pública do Rio de Janeiro). O encontro aconteceu no Centro Educacional Integrado Viera da Silva, em Barra Mansa, com a presença do deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal.

Os prefeitos do Sul Fluminense apresentaram as demandas necessárias para diminuição da  criminalidade na região como, por exemplo, compra de novas viaturas para as polícias Militar e Civil. A integração no monitoramento de câmeras entre as cidades, aumento no efetivo dos  Batalhões da Polícia Militar e nos equipamentos das guardas municipais, além dos investimentos na educação, também foram demandas apresentadas.

“A Segurança Pública também é uma preocupação nossa da região. Reativamos o Consórcio Intermunicipal de Segurança do Sul Fluminense e, agora, esse observatório. É um momento único para nossa região. Mas precisamos também investir na educação, que teremos um resultado a longo prazo”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

Samuca destacou sobre a importância da liberação do porte de armas para a Guarda Municipal para ajudar na segurança pública. “Não permitir o uso de armas para a guarda não estão afrontando as prefeituras, mas sim a população. Nossos guardas fazem rondas escolares, Patrulha Maria da Penha e até transporte de presidiários”, disse o prefeito de Volta Redonda.

O chefe do Executivo de Volta Redonda também destacou que há necessidade de um orçamento específico para a segurança pública dos municípios: “Não há prioridade no orçamento dos governos municipais para a segurança pública como ocorrem na saúde e educação, o que precisa ser observados na Câmara Federal”, finalizou o prefeito.

EDUCAÇÃO É O CAMINHO

Um dos objetivos do encontro foi debater a educação como estratégia para diminuir a violência nas escolas. Os gestores municipais discutiram questões como evasão escolar, valorização dos professores, ensino em tempo integral e formas de tornar a escola mais atrativa para os estudantes, sem tratar diretamente da relação entre a intervenção e a educação.

Rodrigo Maia destacou a importância da educação para diminuir a violência e ressaltou que o observatório não tem intuito eleitoral. Segundo ele, o fórum para acompanhar a intervenção federal no Rio deve ser instalado na semana que vem, quando será publicado o detalhamento e composição do órgão, que tem função técnica dentro do Parlamento.

“O observatório é um órgão de fiscalização do Parlamento, quem utiliza esse trabalho são os deputados. A gente quer um observatório com base técnica para dar subsídio ao Parlamento e à sociedade. São técnicos da casa, pesquisadores. O trabalho é fiscalizar a implementação do planejando e fomentar a produção de pesquisa. Vamos trabalhar em conjunto com os indicadores de violência, de educação,  saúde, para que a gente possa interagir, acompanhar e, dentro do observatório, fazer também propostas, porque o Parlamento é a casa das leis”, frisou Rodrigo Maia.

Samuca Silva acrescentou a importância da educação e da valorização dos profissionais para diminuir a violência escolar. “A educação é fundamental, e dar condições para o aluno continuar em sala de aula, com profissionais motivados e valorizados são fundamentais. Em Volta Redonda, onde a educação é referência, estamos avançando muito nesse setor. Acreditamos na educação como forma de transformação da sociedade”, destacou o prefeito.

O evento em Barra Mansa foi a segunda reunião do Olerj. A primeira aconteceu na semana passada no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *