Samuca participa de observatório de segurança pública com presidente da Câmara Federal
2 de março de 2018
Câmara aprova lei que rege sobre servidores do SAAE-VR
2 de março de 2018


Volta Redonda avança na melhoria da mobilidade urbana

Membros do Comutran foram empossados e vão contribuir, participando das ações da STMU

Volta Redonda deu mais um passo importante na formação de uma política pública para a mobilidade urbana. O auditório do Palácio 17 de Julho, sede do Governo Municipal, sediou a posse dos membros do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (Comutran) na manhã desta sexta-feira, dia 2. Dentre suas funções, o conselho tem como objetivo validar e fazer a fiscalização do Plano de Mobilidade Urbana do município. O prefeito Samuca Silva participou da cerimônia de entrega dos certificados aos membros e agradeceu a participação de cada um na construção do conselho.

“É um dia muito importante, histórico. Acho que o principal papel do conselho é se colocar no lugar do outro. E essa tem sido a linha desse governo desde o início: ouvir as pessoas e fazer as mudanças, tudo de forma transparente”, reforçou o prefeito.

“Nós avançamos em relação à participação das pessoas nas tomadas de decisões sobre os rumos da mobilidade na cidade. Agora, teremos efetivamente as pessoas contribuindo no modelo de mobilidade, na formatação dela”, acrescentou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva.

A celebração de posse contou com a presença de secretários municipais e representantes de autarquias e da sociedade em geral. Foram empossados membros eleitos na 2ª Conferência de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda (realizada em janeiro), indicados do setor empresarial e do poder público. Dentre eles, estava presente o diretor da Aciclica (Associação Aciclica Mobilidade Sustentável) e membro representante dos ciclistas no conselho, Marcio Aurélio Lemos. Ele comentou que o objetivo é ajudar não só na causa dos ciclistas, mas também dos cadeirantes.

“Nossa intenção é ajudar na mobilidade da cidade. Se as pessoas também optarem por um transporte sustentável e saudável, eles vão poder diminuir o número de carros, melhora o fluxo dos ônibus, influencia em tudo, inclusive na saúde”, explicou Marcio.

O presidente do Falcões de Aço Moto Clube, Manoel Esmeraldo Filho, representa os motociclistas no Comutran e elogiou a abertura de diálogo com o poder público, através da criação do conselho. “O objetivo é melhorar a cidade. Se estamos tendo a oportunidade de participar, é hora de abraçar essa causa com mais força. Me candidatei a ser representante do motociclismo, mas eu, além de ser cadeirante, sou cidadão. A gente vai juntar forças para trabalhar”, comentou Manoel.

Representando o transporte público, o diretor da Viação Elite, Lucas Arbache Arantes, também foi empossado e reforçou a importância do trabalho a ser realizado pelo conselho para melhorar a mobilidade urbana. “Para o transporte público, pode melhorar, por exemplo, com faixas exclusivas, reduzindo assim o tempo de viagem, além de integrações com ciclovias. Vai ajudar muito no desenvolvimento das ações e dos projetos para todas as áreas”.

Membros terão mandato de dois anos

O Comutran é um órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo e participativo em questões relacionadas às ações de mobilidade urbana, planejadas e operacionalizadas pela STMU. Vai atuar em cooperação com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

O conselho é formado por 30 membros e respectivos suplentes com mandato de dois anos. São 10 representantes indicados de órgãos municipais, 10 dos operadores de transportes, além dos 10 eleitos pela sociedade civil, por meio de eleição direta. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, foram eleitos 6 membros da sociedade durante a segunda conferência. Uma eleição adicional de vacância será definida na próxima reunião do Comutran, daqui a duas semanas, para completar o quadro de membros.

“Queremos que o Comutran vá além dessa questão de representação e de passar informação. O objetivo é também promover palestras, cursos, coisas que possam trazer o máximo de informação sobre transporte, já que é do interesse de todo mundo”, explicou o diretor de Mobilidade Urbana da STMU, Marcos Vinícius Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *