Cais Aterrado ganha novo gerador
6 de março de 2018
Escola Estadual Minas Gerais pode fechar as portas
6 de março de 2018


Prefeitura de Volta Redonda recebe jovens do PEAA

Programa da Fundação Beatriz Gama investe no social e visa dar oportunidade aos jovens nos órgãos públicos

Na segunda-feira, dia 5 de março, 35 jovens atendidos pela Fundação Beatriz Gama (FBG) deram um passo importante no mundo profissional. Eles estão integrando o Programa Educando o Adolescente Assistido (PEAA) e foram setorizados nas secretarias e autarquias da prefeitura. O programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Volta Redonda e é coordenado pela FBG. Eles atuarão nos órgãos públicos na parte da manhã ou no período da tarde, a fim de não comprometer o horário escolar.

O PEAA é um programa de iniciação profissional que visa oferecer aos adolescentes assistidos, de 14 a 18 anos incompletos, oportunidade de serem inseridos em órgãos municipais. Entre os benefícios, os jovens recebem uma bolsa-auxílio, uniforme e passagem. Eles também participam dos cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama, de workshops sobre empreendedorismo e palestras sobre diversas áreas, a fim de auxiliá-los na formação profissional. “É uma oportunidade para que eles possam realizar tarefas para o desenvolvimento pessoal e profissional”, explicou a diretora-presidente da Fundação Beatriz Gama, Cláudia Dornellas.

A estudante Ana Carolina Freitas, de 15 anos, foi direcionada para a área administrativa da SECOM (Secretaria de Comunicação). Ana pretende fazer faculdade e quer ser juíza. Ela contou que sua mãe se sente orgulhosa por ela.   “Estou gostando muito de estar aqui, já fiz muitas atividades, conheci diversos setores. Eu espero ganhar muita experiência e conhecimento para conquistar meus sonhos”, contou a estudante.

Exemplos de bons frutos do PEAA

Inspiração para os jovens que estão ingressando no PEAA, o servidor Djavan Carlos Soares, e o auxiliar administrativo Bruno Baptista Nicolau, são exemplos de que dedicação e força de vontade formam grandes profissionais. Graças à experiência no PEAA, Djavan trabalha na secretaria de Fazenda há 15 anos. “No PEAA eu aprendi sobre o compromisso com horários e a ser profissional nas menores tarefas. Desejo que esses jovens aproveitem o momento e que nunca parem de estudar”, disse Djavan.

Bruno Baptista Nicolau é auxiliar administrativo na Fundação Beatriz Gama. Ele já fez diversos cursos e está concluindo a segunda faculdade. Sua trajetória profissional também teve como ponto de partida a participação no PEAA.

“A mensagem que eu deixo para os jovens que vão participar do PEAA é que saibam aproveitar a oportunidade, conheçam as pessoas e setores, pois esses profissionais vão estimular e contribuir com o crescimento deles. Eu sou muito grato a FBG, pois eles acreditaram em mim e eu agarrei a oportunidade”, desejou Bruno.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do investimento nos jovens.

“O conhecimento nunca é demais. E por meio de bons exemplos eu tenho certeza que os jovens que estão ingressando no PEAA se tornarão excelentes profissionais. Todos nós, inclusive eu como prefeito, vamos recebê-los com muito carinho. É uma oportunidade interessante e um belo começo para uma carreira profissional. Espero que todos os servidores apoiem os jovens do PEAA e espero que esses meninos e meninas aproveitem a oportunidade”, destacou o prefeito Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *