5ª CPA tem solenidade para troca de comando
21 de março de 2018
Currículos para novo shopping em VR já estão sendo aceitos
21 de março de 2018


Sindicato comemora 72 anos de fundação neste sábado

SIND. CONSTRUÇÃO CIVIL

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Volta Redonda e região comemora neste sábado, dia 24 de março, 72 anos de fundação de história e de luta na defesa dos direitos dos trabalhadores. Para o presidente da entidade Sebastião Paulo de Assis, apesar das dificuldades causadas pelas crises econômica e política, além das mudanças na lei trabalhista, é muito importante lembrar a data. Motivos não faltam. A entidade é uma das mais antigas da região e participou de lutas históricas.

– Temos muito orgulho de representar os nossos trabalhadores.  Se olharmos para trás vamos ver grandes exemplos de dirigentes sindicais que passaram por esse sindicato e deixaram suas contribuições de trabalho, lutas e vitórias. É isso que precisamos que os trabalhadores da construção civil percebam na atual conjuntura do país. Podem mudar leis, mas não podem apagar o passado de conquistas da nossa categoria – afirma Sebastião Paulo.

Fundado em 24 de março de 1946, um fato que marcou o início da sua história foi o assassinato de Rubem Machado, em 1960, um dos primeiros presidentes do sindicato. Como forma de homenageá-lo a sede no bairro Conforto, em Volta Redonda, recebeu o seu nome.  Nos anos seguintes as diretorias participaram de várias lutas históricas, como a greve dos trabalhadores da Odebrecht, também conhecida como a “Revolta dos Peões da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)”.

Participou ativamente da greve de 1988 da CSN pela implantação do turno seis horas, que culminou nas mortes dos operários: Willian, Walmir e Barroso. No início da década de 90 liderou junto com o Sindicato dos Metalúrgicos mais uma greve por melhorias salariais. Após 31 dias de greve, os metalúrgicos conseguiram que as reivindicações fossem atendidas. Já a construção civil manteve a greve por 47 dias e foi necessário instaurar dissídio para que não houvessem perdas de direitos.

A história completa do sindicato está no disponível no site www.sindicatocivilvr.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *