Revisão do Plano Diretor avança para obras em VR
22 de março de 2018
Prefeitura investe em melhorias para a segurança pública
22 de março de 2018


Universitário ‘sangue bom’

Coordenadoria da Juventude promove trote solidário para ampliar doação de sangue; ação ajuda a suprir a demanda do feriado da Semana Santa

O 1º Trote Solidário Integrado das Universidades de Volta Redonda, organizado pela Coordenadoria Municipal da Juventude, vai garantir o estoque necessário ao Núcleo de Hemoterapia do município, anexo ao Hospital São João Batista, para suprir a demanda do feriado da Semana Santa. A campanha de doação de sangue, entre calouros e veteranos, tem a participação de Atléticas, Centros Acadêmicos e Diretórios universitários do município.

Para a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, Cristina Guimarães do Nascimento, a ação dos estudantes veio na hora certa. “O feriado prolongado da Semana Santa, com muitos viajantes nas estradas, historicamente, gera aumento no número de acidentes e, consequentemente, na demanda por sangue”, disse.

De acordo com os organizadores, mais de 150 estudantes se comprometeram a doar sangue. Esse grupo foi dividido em um calendário montado pela direção do hemonúcleo. As coletas começaram na manhã da última terça-feira, dia 20, e os próximos dias de coleta serão 27 e 29 de março e 03 de abril.

Nesta quinta-feira, dia 22, a recepção do hemonúcleo ficou lotada de estudantes. Entre os calouros estava Vitória Viana da Silva, estudante de Química na UFF (Universidade Federal Fluminense). “Também sou caloura na doação de sangue. Mas estou tranquila. O trote solidário me alertou sobre a importância de ser um doador voluntário”, disse.

Laura Silva dos Santos, também caloura do mesmo curso na UFF, estava nervosa antes da espetada da agulha. “Estou doando pela primeira vez, mas vou voltar”, afirmou. Entre os veteranos estava Larissa Yuki Barbosa, que veio de Santos, para estudar Direito na UFF. “Achei a campanha importante e de grande alcance. Por isso, resolvi participar”, falou.

De acordo com o coordenador da Juventude de Volta Redonda, Luciano Campos, é muito importante envolver os jovens universitários da nossa cidade em ações voluntárias de ajuda ao próximo. “Os jovens querem ajudar, querem participar da construção de uma cidade melhor. As atléticas, os coletivos e os centros acadêmicos tiveram um papel fundamental na construção dessa ação, assim, com a união de todos vamos ajudando o hemonúcleo a regular o estoque de sangue”, afirmou.

Para o secretário de Saúde do município, Alfredo Peixoto, além de ajudar outras pessoas, o ato de doar sangue vai ajudar a eles mesmos. “Praticar a solidariedade e ações de responsabilidade social colaboram para formar no jovem uma consciência cidadã”, acredita o secretário.

O prefeito Samuca Silva destaca que a ação integra pelo menos três secretarias municipais. “Sempre defendi a necessidade de trabalhar junto, em parceria, para alcançar melhores resultados”, disse Samuca, ressaltando que, além da doação de sangue, o Trote Solidário prevê doação de alimento não perecível para as entidades beneficentes do município.

Helena Chaves Generoso, diretora do SolidUFF, grupo de solidariedade da universidade, que integra o Trote Solidário, informa que foram recolhidos 100 quilos de alimentos em uma semana. “Além da doação de sangue e de alimentos, está programada atividade solidária no Lar dos Velhinhos neste domingo, dia 25”, avisou a estudante.

DICAS PARA DOAR SANGUE – Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 quilos.

No dia da doação é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos.

O sangue coletado no Hemonúcleo de Volta Redonda atende o Hospital São João Batista, no Hospital Municipal Munir Rafful, o Hospital do Idoso, os pacientes do Programa Unacom, no Himja, em Volta Redonda; além do Hospital Municipal de Pinheiral e da Agência Transfusional, que fica no Hospital Municipal Flávio Leal, em Piraí.

O Banco de Sangue fica no Hospital São João Batista e funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *