Ponte dos Arcos completa 60 anos
29 de abril de 2018
Volta Redonda é palco de ‘Encontro Regional de Gestores da Defesa Civil’ do Sul Fluminense
29 de abril de 2018


Barra Mansa realiza novo mutirão de consultas oftalmológicas

Foram atendidas cerca de 90 pessoas dos bairros Paraíso de Cima, Paraíso de Baixo e Boa Vista II

Com o objetivo de zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou na manhã deste sábado, dia 28, mais um mutirão no CEM (Centro de Especialidades Médicas). Foram atendidas cerca de 90 pessoas dos bairros Paraíso de Cima, Paraíso de Baixo e Boa Vista II. No próximo sábado, dia 5 de maio, serão atendidos os pacientes dos bairros Vila Elmira, Vila Principal e Boa Vista II. A partir do mutirão será possível traçar um perfil da saúde oftalmológica de Barra Mansa.

Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, existe uma fila de espera para mais de seis mil consultas oftalmológicas decorrente da carência de especialistas da área na rede pública. Para solucionar essa questão, a secretaria, com o apoio do prefeito Rodrigo Drable, reestruturou o setor e contratou, em regime de chamamento público, médicos oftalmologistas, que estão focados na prevenção e recuperação da saúde ocular da população. “O mutirão atenderá todos os pedidos de consultas acumulados e deve durar cerca de seis meses. Somente após esta etapa, serão agendadas novas consultas”, explicou.

A equipe composta por cinco especialistas tem a coordenação do oftalmologista Álvaro Sales. Durante o atendimento caso fosse constatada a necessidade de procedimentos de média e alta complexidade, como mapeamento de retina, cirurgia de catarata e laserterapia, foram realizados cadastramentos no sistema do SUS e encaminhamentos para tratamento na rede credenciada no próprio município. “Caso o município não tenha prestador de serviços para determinado tipo de atendimento, o paciente será encaminhado para o Centro de Referência de Niterói, com suporte de transporte gratuito. As situações que necessitarem de procedimentos cirúrgicos serão encaminhadas para a Santa Casa do município”, completou Sérgio Gomes, secretário de Saúde.

Em casos graves, as consultas foram marcadas com urgência. Foi o que aconteceu com a moradora do Paraíso de Cima, Joelma Ferreira. Grávida de sete meses, ela foi diagnosticada com edema na pálpebra e teve uma nova consulta marcada já na próxima segunda-feira, dia 30, no Instituto da Visão, em Barra Mansa. “Eu gostei muito do atendimento. Já tinha tido esse problema na visão, mas como eu estou grávida, fiquei ainda mais preocupada. Gostei que uma nova consulta foi marcada para a segunda e os médicos me tranquilizaram que quanto mais rápido o tratamento, melhor o resultado”, disse Joelma.

Outros pacientes também tiveram as consultas marcadas para seguir em tratamento. A aposentada Naíde de Lima, de 77 anos, é moradora do Paraíso de Baixo e está com catarata. “Como eu moro sozinha, a visão é muito importante para mim. Através desse mutirão, fui muito bem atendida e seguirei para as próximas consultas”. A moradora do Boa Vista II, Vilma Gonçalves, estava desde 2015 esperando a consulta. Durante o mutirão neste sábado, ela foi atendida e encaminhada para a confecção dos óculos. “Eu já tinha perdido as esperanças e estava indo para o particular mesmo sem condições financeiras. Graças a Deus e à secretaria de Saúde consegui me consultar e agora vou poder fazer os óculos”, comemorou.

A dona de casa Maria das Graças, moradora do Boa Vista II, foi encaminhada para uma consulta para o problema de retina. “Achei ótima essa iniciativa, tem que fazer mais para ajudar as pessoas humildes”. Já a moradora do Paraíso de Cima, Alcima Miguel da Silva, parabenizou a equipe de trabalho. “A equipe é muito educada e trata os pacientes com humanização e atenção. Estão todos de parabéns por esse serviço”.

O atendimento está sendo feito por regiões. No próximo sábado, dia 5, será a vez dos pacientes que estão à espera de consultas com oftalmologistas e que moram nos bairros Vila Elmira, Vila Principal e Boa Vista II. Os encaminhamentos para o mutirão são feitos por meio das UBS. Durante a semana, agentes de saúde entrarão em contato com esses pacientes para avisar sobre a consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *