Greve de caminhoneiros afeta doações de sangue em Barra Mansa
28 de maio de 2018
Abastecimento de postos de gasolina vai aumentar a partir desta noite
28 de maio de 2018


Produtores têm até o dia 31 de maio para vacinar rebanhos contra febre aftosa

Prazo para entrega da Declan também se encerra na próxima quinta-feira

Termina na próxima quinta-feira, dia 31, o prazo para vacinação dos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. O produtor tem até esta data para apresentar a declaração da imunização dos animais em um Núcleo de Defesa Agropecuária ou em postos municipais. É necessário ainda declarar a situação dos animais dispensados nessa etapa, já que os bovinos de até 24 meses de idade serão vacinados na campanha de novembro. Somente assim, a situação sanitária do rebanho vai estar regularizada. O atraso na comunicação implica ao produtor a impossibilidade de emissão do GTA (Guia de Trânsito Animal), por um período mínimo de 30 dias.

O Brasil recebeu, na semana passada, certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de país livre da doença. O reconhecimento é resultado de mais de 50 anos de trabalho na erradicação e prevenção da febre aftosa por meio de vacinação. Segundo informações da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), agora, com o novo selo sanitário, a comercialização de carnes e animais vivos será facilitada tanto dentro quanto fora do país, e pode ainda ajudar a agregar valor a outros setores, como a suinocultura.

O Sindicato Rural de Barra Mansa realiza um trabalho de conscientização com os produtores rurais durante todo o ano para garantir a vacinação de 100% do rebanho de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, aproximadamente 70 mil animais. “Em Barra Mansa e na região, nós temos uma vacinação consciente, já que os nossos produtores sabem da importância de imunizar todos os animais. O trabalho dos sindicatos nesse sentido é imprescindível para garantir a manutenção desse status recebido pela OIE”, destacou Adilson Delgado Rezende, presidente da entidade.

Entrega da Declan

Termina também na próxima quinta-feira, dia 31, o prazo para o preenchimento e envio da Declan-IPM (Declaração Anual do Índice de Participação dos Municípios). Todos os produtores rurais que possuem Inscrição Estadual devem entregar a declaração à secretaria estadual de Fazenda via internet. O documento confirma a quantidade de mercadorias movimentadas com a emissão de notas fiscais.

O Sindicato Rural de Barra Mansa presta o serviço de cálculo, preenchimento e envio da Declan-IPM. Basta que o produtor compareça à sede da entidade com os documentos referentes à sua propriedade/atividade e todas as notas emitidas no ano de 2017.

De acordo com Adilson, o não preenchimento da declaração traz riscos ao produtor. “Entregar a Declan-IPM em dia mantém a regularidade da inscrição estadual do proprietário rural. Em caso de atrasos ou da não entrega da declaração, o contribuinte pode ser multado, além de não conseguir a emissão de novos talões de nota fiscal ou de nota fiscal eletrônica”, explicou Adilson, reforçando que mesmo os produtores rurais que não emitiram notas fiscais em 2017 devem entregar o documento à Fazenda Estadual.

Os interessados no serviço do Sindicato Rural podem agendar atendimento ou comparecer pessoalmente na sede da entidade, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O sindicato fica localizado na Rua Maria Luiza Gonzaga, 217, no Ano Bom. Mais informações no telefone (24) 3323-1139.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *