Alunos do teatro da Academia da Vida fazem ‘caminhada pedagógica’
18 de junho de 2018
Rosana Bergone propõe criação de Sistema de Coleta Móvel de Sangue
18 de junho de 2018


Hospital São João Batista passa a atender de preferencia média e alta complexidade

Mudança visa melhorar e agilizar, ainda mais, o atendimento no HSJB

O Hospital São João Batista passou a atender, preferencialmente, casos de média e alta complexidade. De acordo com a administração do hospital o objetivo da mudança é abrir espaço para os atendimentos mais complexos e de maior gravidade, que não podem e/ou não tem condições de serem resolvidos nas outras unidades, agilizando ainda mais, o atendimento dos pacientes no hospital. A partir de agora as pessoas que passarem pelo acolhimento hospitalar e forem classificadas como baixa complexidade serão referenciados aos Cais Aterrado, Conforto, UPA Santo Agostinho, SPA Santa Cruz e Unidades Básicas de Saúde.

A diretora administrativa do Hospital São João Batista, Elizângela Aparecida da Silva de Laffitte Alves, explicou que ao chegar ao atendimento o paciente é acolhido e recepcionado, onde é feito o seu cadastro para que seja encaminhada a classificação de risco. “A Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de intervenção médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento”, disse Elizângela.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, contou que a mudança foi necessária para otimizar o atendimento aos pacientes. “Tivemos que tomar essa decisão para melhorar o atendimento. Essa ação vai aumentar, por exemplo, o espaço em leitos e liberar médicos para atenderem as emergências, que é o que preconiza o HSJB”, explicou o secretário.

Entenda a classificação de risco

A Classificação de Risco é feita como uma necessidade para organizar o fluxo de pacientes que procuram a urgência/ emergência, garantindo um atendimento melhor e mais humanizado para os pacientes que estão em situação de sofrimento agudo ou crônico de qualquer natureza.

A ordem de atendimento é determinada da seguinte forma:

VERMELHO significa emergência, o paciente será atendido imediatamente na sala de emergência;

AMARELO é urgência, e o paciente será atendido em até 60 minutos, com prioridade sobre os pacientes classificados como verde, no consultório ou leito da sala de observação;

VERDE, ou seja, sem risco de morte imediato, o paciente somente será atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO);

AZUL, são os pacientes com quadro crônico, sem sofrimento agudo ou caso social, e deverão ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde. E caso desejar, poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO e VERDE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *