Hospital São João Batista passa a atender de preferencia média e alta complexidade
18 de junho de 2018
Polícia Militar prende homem com drogas em Barão de Vassouras
18 de junho de 2018


Rosana Bergone propõe criação de Sistema de Coleta Móvel de Sangue

– Projeto de Lei da parlamentar visa aumentar o número de doadores e estoque de sangue no Banco de Sangue do HSJB;

O Governo Federal escolheu o mês de junho para motivar as pessoas sobre a importância de doar o sangue, e intitulou este mês como Junho Vermelho.  Contudo, as doações de sangue aumentam um pouco neste período, mas não é assim durante todo o ano, mesmo com os constantes apelos para incentivar a doação com campanhas educativas nos meios de comunicação. Por isso, a vereadora Rosana Bergone (PRTB) está propondo um Projeto de Lei (PL) para a criação de um Sistema Municipal de Coleta de Sangue Móvel. O objetivo é aumentar o número de doadores de sangue no município e, consequentemente, os estoques de sangue do Banco de Sangue do Hospital São João Batista.  A unidade móvel funcionará em um veículo adaptado para esta finalidade que deverá ser disponibilizada pela prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A vereadora explica como funcionará o programa. “Haverá uma linha de telefone gratuita para agendamento das doações de sangue, por meio de uma central. Após o atendimento, a unidade de atendimento de doação será deslocada para o endereço agendado, no dia e horário marcado”, informou, frisando que há vários motivos para a proposição do Projeto de Lei. “Queremos a princípio, incentivar e facilitar a doação de sangue, promover campanhas educativas, realizar exames obrigatórios para doadores, esclarecer dúvidas sobre a doação e organizar mutirões para a coleta de sangue”, disse a parlamentar.

Ela ainda reforça que nos mutirões de doação, o resultado poderá ainda ser melhor. “O veículo pode ir a locais com maior concentração de pessoas e em parcerias com associações de moradores, organizações não-governamentais e sindicatos. Além disso, uma empresa privada poderá realizar uma campanha interna e o serviço de coleta móvel poderá ir até essa empresa e passar o dia coletando sangue de seus funcionários”, destaca a vereadora.

Para ela, muitas pessoas querem doar o sangue, mas não tem informações suficientes ou mesmo condições financeiras para se deslocarem até o Banco de Sangue. “É uma alternativa de doação que será bem aceita por todos, que já é feita pela cidade do Rio de Janeiro, por exemplo.  Estamos fazendo algumas adaptações no projeto e, em poucos dias, ele entrará em votação na sessão ordinária da Câmara Municipal”, disse a vereadora.

Rosana informa que o estoque do Banco de Sangue do Município apresenta níveis preocupantes e como consequência inevitável, os hospitais trabalham no limite de sua capacidade diária. “A situação preocupa as autoridades médicas que temem a perda de vidas humanas em razão da falta de sangue. Todo esforço para salvar uma vida, com a mobilização de médicos, enfermeiros e toda infraestrutura hospitalar, poderá ser em vão se o hospital não tiver uma bolsa de sangue para a transfusão”, pontuou a vereadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *