Prêmio Dandara e Zumbi celebra cultura afro-brasileira em VR
18 de junho de 2018
Motorista perde o controle e carro bate em viaduto em Barra Mansa
18 de junho de 2018


Resultado do Teste do Pezinho pode ser conferido pela Internet

Serviço é uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde e Apae Rio; iniciativa agiliza o acesso às informações 

A secretaria de Saúde de Barra Mansa informou nesta segunda-feira (18), que o resultado do Teste do Pezinho já pode ser conferido, através da internet no endereço eletrônico www.conexaosauderj.com.br/testedopezinho. Para ter acesso as informações, basta inserir o número de filtro do exame e a data de nascimento da criança. O serviço é uma parceria entre as Secretarias municipal e estadual de Saúde e Apae Rio (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

A iniciativa, de acordo com o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, visa conferir agilidade na entrega dos resultados, já que os responsáveis pelos bebês não precisam retornar aos postos de saúde para buscar o documento. “O resultado pode ser acessado inclusive pelo próprio pediatra durante a consulta. Vale ressaltar que todas as patologias examinadas pelo teste podem ter suas sequelas evitadas se o diagnóstico for precoce”, disse.

A coleta de sangue para o Teste do Pezinho é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde do município de segunda à sexta-feira, entre 8 e 17 horas, durante o primeiro mês de vida da criança, porém o ideal é que seja feito entre o terceiro e o quinto dia de vida da criança. O material é enviado para a Apae Rio, onde são investigadas as possibilidades de doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas que possam comprometer o desenvolvimento do bebê, como a fenilcetonúria, deficiência de biotinidase, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística e anemia falciforme.

Quando o resultado é positivo para alguma das doenças testadas no exame, a Apae Rio entra em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para comunicar o diagnóstico. Neste caso, é feita uma recoleta do material para uma avaliação médica mais especializada. Se confirmado o resultado, a família e o bebê são encaminhados para o Rio para exames mais minuciosos. O Teste do Pezinho é obrigatório e gratuito desde 1992.

Somente no primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril) foram realizados 433 Testes do Pezinho pela rede municipal de Saúde, cujos resultados foram disponibilizados cerca de 30 dias após o exame.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *