Torneio Leiteiro atrai produtores  da região ao município de Quatis
12 de julho de 2018
Rodrigo Drable visita obras de hipermercado
12 de julho de 2018


Barra Mansa realiza coleta de sangue em cães para exame de leishmaniose

Iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção da doença e orientar sobre o tratamento

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde Ambiental, está realizando diariamente a coleta de sangue em cães para exame de Leishmaniose Visceral Canina (LVC). A mostra de sangue é examinada no laboratório do município. Em caso de resultado positivo, o sangue é enviado para uma contraprova no Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ). A medida visa conscientizar os moradores sobre a prevenção contra a doença e orientar sobre o tratamento.

O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos, explica que a leishmaniose é uma doença infecciosa não contagiosa, causada por parasitas. Esta doença afeta, principalmente, os cães que são picados por insetos hematófagos (conhecidos como mosquito palha, cangalhinha e outras denominações) infectados. “Assim como nos casos de febre amarela, em que o macaco infectado pelo mosquito anuncia que a doença está pela região, o cão infectado também evidencia a presença do mosquito transmissor na área. Ele também é uma vítima”, completa.

Segundo o veterinário responsável pela coleta de sangue para exames de leishmaniose, Fernando Franco, o cão infectado pode apresentar diversos sintomas. “Os mais comuns são as feridas nas extremidades (orelha, focinho), crescimento das unhas, perda de peso, conjuntivite e queda de pelos. Nos órgãos internos, pode ocorrer o crescimento do fígado e demais alterações”.

TRATAMENTO – Fernando explica que não há alternativas para tratar Leishmaniose Visceral Canina fornecidas por órgãos públicos de saúde, mas o proprietário do animal é orientado para o tratamento particular com medicamento autorizado pelo Ministério da Saúde e/ou Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Apesar de sem cura para o animal, o tratamento inibe o protozoário alojado e impede o desenvolvimento dos sintomas.  Somente se não existir chances no tratamento, é que os médicos indicam a eutanásia do animal.

PREVENÇÃO – Por conta disso, a orientação principal é em relação à prevenção com vacina e coleiras repelentes. “A vacina contra a leishmaniose visceral canina não é oferecida no serviço público, mas é vendida para imunizar cães sadios. Ela deve ser ministrada no animal com três doses no primeiro ano e depois uma dose anualmente. Existem também as coleiras que repelem o inseto e são mais acessíveis. Ela é muito eficaz, já que também previne carrapatos, pulgas e tratamento de dermatites”.

Ele também salienta sobre a importância da conscientização dos moradores com a higiene das áreas externas das residências. “É muito comum que algumas pessoas ainda tenham galinheiros no quintal. As fezes desses animais atraem os insetos e pode contaminar tanto os cães como os humanos. Além disso, a matéria orgânica de árvores frutíferas também atrai esses vetores, por isso é fundamental uma limpeza diária nesses locais”.

O serviço de coleta de sangue dos cães para exame de leishmaniose é contínuo e deve continuar pelos bairros do município. Em caso de suspeita da doença, o morador deve solicitar a visita dos técnicos e veterinários pelo telefone (24) 3326-2588 ou através do endereço: Rua Getúlio Borges Rodrigues, n° 210, bairro São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *