Secretaria da Mulher forma a 2ª turma na Oficina de Desenvolvimento Humano
27 de julho de 2018
Samuca Silva projeta 2018 como ‘ano do emprego’ em Volta Redonda
27 de julho de 2018


Cinquentenário da corporação NS do Rosário será comemorado com festa neste sábado

Alunos da escola de pífaro vão se apresentar no evento

Os alunos do “Tocar e Encantar”, projeto através do qual eles aprendem a tocar pífaro, vão se apresentar na festa anual da Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário, que será realizada neste sábado, dia 28 de julho, a partir das 19 horas, na Fazenda do Cici. A fazenda fica no quilômetro 6 da Estrada do Glicério e o ingresso para a festa custa R$ 10,00.

Este ano, o evento vai ser marcado por um motivo ainda mais especial: as comemorações dos 50 anos da corporação, uma das forças vivas da cultura popular de Quatis. A prefeitura informa que haverá um ônibus para transportar as pessoas que quiserem ir até a festa. O ônibus vai sair às 18h30m da Praça Getúlio Vargas, a praça da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Quatis. O transporte será gratuito, e os ingressos poderão ser adquiridos no local do evento. A programação da festa deste sábado prevê ainda apresentações da própria banda e da cantora Denise Deleon.

Um dos braços da própria Corporação Nossa Senhora do Rosário, a escola de pífaro tem atualmente 15 alunos, e os ensaios acontecem todo sábado, a partir de 8h30m, na capela de Santo Antônio, no Centro da cidade. Os ensaios vão até às 11h30m. Podem participar deste projeto de formação musical as crianças alfabetizadas até os idosos. Após concluírem o aprendizado, os alunos são incorporados automaticamente no grupo principal da banda, que, aliás, conta hoje com muitos integrantes provenientes desta escola.      Atualmente, a corporação tem 40 músicos.

Segundo o presidente da corporação musical, Rômulo Ferreira de Carvalho, durante a festa deste sábado, serão comercializados ainda comidas e bebidas típicas do período julino, como, por exemplo, canjica, doces, tortas, canjiquinha, feijão amigo, cachorro quente, churrasquinho e salsichão, além de refrigerantes e outras bebidas comuns do período. A arrecadação com a venda dos ingressos, das comidas e das bebidas vão ser revertidas para a própria corporação.

Até junho passado, a única fonte de receita para manter a banda em Quatis eram as contribuições provenientes das pessoas que formam o grupo “Amigos da Banda”. No dia 20 daquele mês, começou a vigorar um convênio entre a Prefeitura de Quatis e esta instituição municipal. A Secretaria de Cultura e Turismo do Município, Rosina Porto, lembra que, por meio deste convênio, a banda receberá mensalmente da prefeitura uma verba em torno de R$ 3,5 mil para ajudar no custeio das despesas e na formação de novos músicos.

– O apoio da Prefeitura de Quatis à Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário é mais do que merecido, visto o papel importante que a banda ocupa na preservação da cultura e da memória histórica do nosso Município. São 50 anos de história e participação primordial nos acontecimentos que têm por finalidade levar alegria e cultura aos moradores da cidade – disse Rosina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *