Abertura dos Jogos Estudantis em Volta Redonda reúne mais de seis mil alunos
24 de agosto de 2018
Amar recolhe 25 metros cúbicos de lixo eletroeletrônico na zona rural
24 de agosto de 2018


Educação de Volta Redonda promove II Encontro dos Profissionais da Educação Infantil

Cerca de 900 profissionais que trabalham com 10 mil crianças de 0 a 5 anos de idade nas escolas públicas, participaram da capacitação

A Secretaria de Educação de Volta Redonda, realizou nesta sexta-feira, dia 24, na FaSF (Faculdade Sul Fluminense), no Jardim Amália, o II Encontro dos Profissionais da Educação Infantil, com a realização de palestras, oficinas pedagógicas, troca de experiências adquiridas em salas de aulas, reunindo  cerca de 900 profissionais que trabalham com a Educação Infantil das escolas municipais. Cerca de 10 mil crianças são atendidas pelos educadores em 55 escolas  municipais.

A secretária de Educação, Rita de Andrade, analisou a atividade para os educadores: “O encontro de Docentes para profissionais da Educação Infantil mostra o valor que esta equipe tem para o município. É uma capacitação com práticas significativas e transformadoras da realidade”, comentou Rita.

Segundo explicou a diretora pedagógica da SME, Ionara Hygino Muniz, o trabalho foi coordenado pela equipe do departamento pedagógico da educação infantil, sob a supervisão da professora Andréia Crespo Dinis: “São cerca de 900 profissionais da rede de educação infantil, equipes diretivas e pedagógicas, profissionais e auxiliares de educação da rede municipal, responsáveis por uma média de 10 mil crianças de zero a 5 anos e 11 meses, de 55 escolas, que receberam palestras, participaram da trocas de experiências e de oficinas pedagógicas”, afirmou Yonara.

Ela acrescentou que foram debatidos temas do berçário ao maternal, com estimulação de propostas de trabalho, avaliação e desenvolvimento de aprendizagem infantil, trocas de experiências no campo do saber, fundamentados na proposta curricular da educação infantil: ”Este trabalho começou junto com o prefeito Samuca, e foram 21 oficinas de manhã e a tarde onde todos os profissionais foram capacitados. E cada professor pode participar no seu horário de trabalho, orientados na socialização das práticas pedagógicas, atendendo a solicitação do MEC (Ministério da Educação e Cultura) em relação a formação continuada”, concluiu.

Professoras fizeram um balanço da participação no Encontro: “Este deu oportunidades para a troca de experiências. A gente sempre aprende coisas novas para ensinar nas salas de aulas”, disse a professora Mayara de Souza Ferreira, 30 anos, da Creche Municipal Amor Perfeito na Vila Americana.

Outra participante, a auxiliar de educação, Renata Barbosa, 37 anos, da escola Pinguinho de Gente no Monte Castelo, opinou: “É um acréscimo ao nosso conhecimento, uma oportunidade de enriquecimento para os professores e para o trabalho pedagógico com os nossos alunos nas salas de aulas”, destacou. Profissionais da educação infantil de Quatis e Pinheiral também mandaram equipes como convidados a esta capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *