INB realiza Exercício Geral de Emergência com apoio de órgãos governamentais
24 de agosto de 2018
Sarampo é tema de atualização para profissionais da saúde em Volta Redonda
24 de agosto de 2018


Escola de Volta Redonda comemora Dia do Folclore 

Ação envolveu mais de 140 alunos no bairro Nova Primavera 

A Escola Municipal Lions Club, no bairro nova Primavera, em Volta Redonda, realizou nesta quarta-feira, dia 22, uma ação para comemorar o Dia do Folclore. A atividade envolveu os mais de 140 alunos da pré-escola até o 5º ano. As tradições e manifestações populares foram lembradas pelos alunos, través de canções, danças, cantigas de roda e poemas declamados.

De acordo com a diretora da escola, Elizabeth Rezende, o evento também contou com a participação dos pais. “A atividade como intenção a participação de todos e principalmente dos pais e responsáveis. Os alunos levaram para casa como pesquisar o folclore nacional. Logo os pais também se interessaram a se envolver nessa construção”, disse a diretora.

As lendas, mitos, provérbios, danças e costumes também foram interpretados. Festas populares como Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas e a Festa do Divino foram lembrados pelas apresentações das sete turmas da escola.

Para Gabriela Torres, que foi prestigiar sua sobrinha, as atividades resgataram um pouco da sua infância. “Quando comecei a ver as apresentações fui voltando no tempo. Lembro de também ter feito esse tipo de apresentação cultural quando estudava. Acho importante a família e a escola estarem alinhados com essas manifestações culturais. Tudo que os alunos apresentaram faz parte da nossa história”, contou.

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, falou da importância de se trabalhar a cultura popular. “Nós, como educadores, temos a responsabilidade de valorizar e divulgar a cultura popular brasileira, resgatando costumes, mitos, lendas e tradições que enriquecem e colaboram para a nossa história e a identidade do nosso povo”, declarou.

O folclore nacional é rico em música e dança, sendo valorizado internacionalmente. Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita e quadrilha são ritmos conhecidos em todo o mundo. Cantigas de roda como Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa e Sapo Cururu são cantadas por gerações.

O prefeito Samuca Silva, enfatizou a valorização do folclore e de se manter viva as manifestações culturais.  “Esses costumes são passados de geração em geração. Precisamos manter sempre essas vivências nos alunos. A escola tem um importante papel em manter viva essas manifestações populares, pois envolve toda uma comunidade”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *