Prefeitura realiza ação educativa com ambulantes em Volta Redonda 
17 de outubro de 2018
Jornada de Foguetes aproxima jovens das ciências espaciais
17 de outubro de 2018


Granato retorna de Brasília com Samuca e anuncia municipalização da BR-393

Vereador criará lei autorizando convênio com Denit

O presidente da Câmara Municipal, vereador Washington Granato, teve nova audiência com o Ministro dos Transportes, Valter Casimiro, terça-feira, dia 16. Acompanhado pelo prefeito Samuca Silva e pelo assessor técnico do Legislativo, Ronaldo Alves, Granato retornou à Brasília para tratar da municipalização do trecho de aproximadamente 12 quilômetros da BR-393 que corta Volta Redonda. As discussões já haviam sido iniciadas em um encontro com o ministro em junho deste ano. Na ocasião, Casemiro explicou todos os procedimentos que deveriam ser adotados para que a municipalização pudesse ocorrer.

– Quando iniciamos a revisão do Plano Diretor, observamos a necessidade da municipalização do trecho da BR-393 que passa pela área urbana de Volta Redonda entre os bairros Santo Agostinho e Santa Inês, uma vez que ele está sob a gerência do DENIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o órgão federal vem acabando com as vagas de estacionamento em toda a extensão do percurso, – destacou o vereador.

Granato explica que a cidade é compacta, sofre com a falta de espaço e esses 12 quilômetros são necessários para garantir a mobilidade da cidade, com a criação de ciclovias, implantação de faixas exclusiva para transporte coletivo, e abrindo novas vagas de estacionamento para garantir o fluxo no comércio, principalmente no bairro 207 e na Avenida Getúlio Vargas, onde os comerciantes foram bastante prejudicados com a extinção das vagas.

O vereador destaca ainda que com a transferência do trecho para o município também será possível solucionar o problema de acesso ao Santo Agostinho, uma vez que o Executivo terá gerência para garantir a reabertura do trevo de acesso ao bairro, que foi fechado de forma arbitrária, cerceando o direito de ir e vir de milhares de famílias.

– O ministro havia nos explicado que a Prefeitura deveria preparar a minuta de um convênio para que fosse outorgado o gerenciamento da BR-393 para Volta Redonda. O prefeito tomou as providências e fomos a Brasília para que o ministro tomasse ciência de que o chefe do Executivo estava de acordo com o convênio.

Na próxima semana, o Ministério do Transporte irá apresentar um cronograma de municipalização, que irá acontecer em dois momentos: primeiro com a celebração do convênio por meio do qual a gestão dos 12kms da BR-393 será passado ao Município e a Municipalização efetiva, em segundo momento. O convênio prevê que o trecho que liga a Rodovia do Contorno à Rodovia Presidente Dutra será transferido oficialmente ao DENIT.

O presidente do Legislativo informou que já está se antecipando e criando uma lei que autoriza o município a celebrar o convênio e também autoriza a municipalização, uma vez será necessária aprovação da Câmara Municipal.

Granato destacou a atuação do ministro das Minas e Energias, Moreira Franco, que o recebeu em seu gabinete em junho e foi quem solicitou a Walter Casimiro que recebesse a comitiva da Cidade do Aço. “Moreira Franco conhecia o problema que enfrentávamos e ineditamente pediu ao ministro Casimiro que nos recebesse. Casimiro é um homem muito dedicado, profundamente conhecedor do ministério e foi sensível ao nosso pedido”, elogiou, informando que em um prazo de 30 dias a Prefeitura já estará responsável pela gestão da 393, dentro do cronograma estipulado pelo Ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *