PRF prende suspeito com veículo clone e dinheiro sem procedência, na Dutra, em Itatiaia
18 de outubro de 2018
Abastecimento de água no bairro Açude será ampliado 
18 de outubro de 2018


Vereador busca informações sobre empresa que abandonou obra de lojas do Park Sul 

Orientação é para que lesados, funcionários e empresários, busquem auxílio da justiça para reaver direitos; shopping será inaugurado na próxima terça

O vereador Rodrigo Furtado (PTC) visitou durante a tarde desta quarta-feira (17) as obras da área externa, em fase de conclusão, do shopping Park Sul, com inauguração marcada para a próxima terça, dia 23. A fiscalização do parlamentar, em especial, teve o objetivo de apurar informações sobre a empresa Engesil Engenharia. A empreiteira teria abandonado, sem justificativa, o serviço de acabamento de pelo menos 18 lojas e deixado de arcar com o pagamento de cerca de 40 funcionários. Rodrigo foi recebido por representantes da Racional Engenharia, responsável pela construção do Park Sul.

O vereador explicou que é de cada lojista a responsabilidade de contratar a empreiteira desejada para a finalização da loja, conforme suas necessidades e especificações. Por parte da construtora do shopping, segundo o parlamentar, só há o repasse de orientações básicas e coletivas, como determinações de segurança, não acumulando a participação nas contratações.

– Esclareço que, como vereador, não tenho gestão na questão, por se tratar de uma obra privada e não pública. Minha visita teve o objetivo de elucidar algumas dúvidas e ajudar os trabalhadores lesados da melhor forma. Nossa função é fiscalizar e exigir que a lei seja devidamente cumprida. Como advogado, oriento aos funcionários e empresários prejudicados que busquem apoio jurídico para a resolução do impasse – disse.

Rodrigo é autor da lei 5.335, que obriga às empresas com mais de 20 funcionários, a reservarem 70% do quadro para mão de obra local, e 15% desse quantitativo, no mínimo, para mulheres. Ele acrescentou que a exceção é a contratação de serviço especializado, sendo permitido, nesse caso, o recrutamento oriundo de outras cidades.

– Foi justamente para evitar problemas como o citado que idealizei essa lei. O objetivo é aumentar o número de empregos e evitar que os trabalhadores sejam lesados em outras cidades e encontrem dificuldade em buscar seus direitos judicialmente – explicou.

Rodrigo relembrou que, desde a retomada da obra, em 2017, mais de 600 trabalhadores voltarredondenses foram empregados no empreendimento. Com a inauguração, de acordo com o autor da lei, mais de 2 mil postos de trabalho serão ocupados por mão de obra local.

– Fico muito feliz em ter participado, indiretamente, de tantas contratações. Nossa lei foi uma grande vitória e colaborou para a proteção dos direitos, resguardando os trabalhadores. Tivemos a oportunidade de incentivar a geração de emprego e isso é muito gratificante. Quem ganha é a população e nosso município – concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *