Polícia Militar prende em VR suspeito de comandar o tráfico em Angra dos Reis
28 de outubro de 2018
Prefeitura de Volta Redonda intensifica limpeza de Cemitério Público
28 de outubro de 2018


Defesa Civil de Volta Redonda entrega certificado e insígnias para escoteiros

Bombeiros e guardas municipais também foram agraciados com distintivos

A Defesa Civil de Volta Redonda realizou a entrega dos certificados e insígnias da capacitação básica de proteção e defesa civil destinada para os escoteiros (grupo 14 – Combatentes Eternos). A cerimônia que ocorreu neste fim de amena na cidade do trânsito, na Ilha São João, é uma especialidade já contida dentro da qualificação dos escoteiros. Mas que pela primeira vez dependeu da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil para qualificá-los e também capacitá-los para o serviço voluntário no município. Foram contemplados com os certificados, doze escoteiros.

Essa insígnia de nível 1 e 2, é destinada apenas para os jovens capacitados pela defesa civil. Além disso, os bombeiros e guardas municipais que se cadastraram como voluntários da Rede Salvar, da defesa civil estadual do Rio de Janeiro, foram agraciados com o distintivo.

De acordo com a coordenação da COMPDEC, alguns Bombeiros Militares e dois Guardas Municipais entrarão, a partir desta data, para o rol de Voluntários da Defesa Civil do Estado do RJ e poderão trabalhar e ajudar, em caso de desastre, as famílias afetadas.

O coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, destacou a importância desse certificado e insígnias para essa equipe. “O plano abrange várias estratégias para minimizar o tempo de resposta dos socorros e as ações de recuperação e reconstrução da população afetada e das áreas atingidas. Com isso o nosso objetivo é diminuir possíveis danos e prejuízos. Nesse período, somos abatidos com chuvas fortes e as

capacitações são para nos prepararmos, e também, para nos capacitarmos à ajudar ao próximo”, comentou. A coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda está lançando um plano de emergência contra desastre. Mediante a isso, o Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, publicou o decreto número 15380 que regulamenta o período de alerta no município devido a expectativa de elevadas precipitações pluviômetros.

Essa preparação serve para que os voluntários, embasado na lei federal do voluntariado, ajudem no fortalecimento da integração entre os órgãos envolvidos (todas secretarias, autarquias e sociedade civil) para uma resposta rápida a desastres.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *