Fórum Brasil, França e Burkina Faso começa na UFF Aterrado em VR
28 de novembro de 2018
VR promove ação educativa pela Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti
28 de novembro de 2018


Volta Redonda debate políticas públicas para os jovens

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente teve palestra, debates e eleição para edição estadual

Cerca de 250 pessoas, a maioria de adolescentes, participaram nesta quarta-feira, dia 28, da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Volta Redonda. Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no Clube Náutico, no bairro Aterrado, o evento teve o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

O objetivo geral foi mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento das violências e considerando a diversidade.

Representando o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), a palestrante Natanne Azevedo de Lima falou sobre o tema do encontro. “Vim falar com os jovens, principalmente, sobre protagonismo, porque eles são sujeitos de direito e têm que ocupar espaços como esse. Geralmente, participo com eles nos chamados eixos, conversando e fazendo dinâmicas, porque eu também sou fruto de conferências”, comentou Natanne, que veio ao evento com a também representante do CEDCA, Guaraciara Lopes.

O estudante Gabriel Bergone, que representou o Fórum da Juventude Sul Fluminense em Ação, participou da mesa de abertura e destacou o benefício da conferência para os jovens. “É a minha segunda conferência e o mais importante é os jovens se sentirem incluídos na formação dessa política pública. Além disso, tem a questão de eles terem a conscientização que eles são cidadãos de direito e estão exercendo um direito que é deles, que é de participação”, disse Gabriel, que cursa o 3º Ano do Ensino Médio no Ciep 295 Professora Glória Roussin Guedes Pinto.

A conferência contou ainda com três apresentações culturais, envolvendo música, dança e teatro. Participaram do evento o vice-prefeito Maycon Abrantes, secretários e representantes municipais das secretarias de Ação Comunitária (Smac), de Educação (SME), Fundação Beatriz Gama (FBG), Guarda Municipal, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), além de conselheiros tutelares e do CMDCA.

“É muito importante discutirmos políticas públicas para crianças e adolescentes, fortalecendo o conselho, o Fundo (para a Infância e Adolescência), trabalhando e pensando no futuro dos nossos jovens, que são o futuro da nossa cidade”, comentou o vice-prefeito Maycon Abrantes.

Eleição para conferência estadual

De acordo com a presidente do CMDCA, Adriana de Paula Amorim Rezende, a conferência serviu também como etapa preparatória da X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em 2019 no Rio de Janeiro e culminará na participação do estado na XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Formamos cinco grupos e cada grupo teve um tema a ser debatido. No final, é feita a eleição e daqui saem 13 delegados para participarem da conferência estadual no ano que vem”.

São eleitos delegados titulares e suplentes de diversas representações, como CMDCA, conselhos tutelares, adolescentes, movimentos sociais, sistema de Justiça, Rede de Atendimento (educação, saúde e assistência); e universidades públicas e privadas.

O prefeito Samuca Silva destacou o trabalho realizado pela estrutura municipal em prol das crianças e dos adolescentes.

“Estamos atuando várias secretarias e órgãos do Governo Municipal, trabalhando as políticas públicas através de ações como a conferência e a construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência. Mas, o mais importante é o envolvimento dos jovens na discussão dessa política”, afirmou Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *