Samuca empossa Comissão de Transporte Escolar
21 de fevereiro de 2019
Sider Shopping promove a 2ª edição do Festival de Jogos de Tabuleiro
21 de fevereiro de 2019


IPPU fiscaliza área de ocupação irregular em Volta Redonda

Famílias que viviam no local foram beneficiadas com aluguel social e será contemplada com o programa Minha Casa Minha Vida

Uma equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) realizou nesta semana uma fiscalização a área de ocupação irregular no bairro, Ponte Alta em Volta Redonda. O local estava sendo ocupado por 20 famílias que foram retiradas da ocupação devido ao risco eminente de desabamento. Segundo o presidente do IPPU, Márcio Lins, a visita foi para saber se área está preservada.

“As famílias foram retiradas do local e a vistoria foi para saber se houve algum retorno e se a área está preservada. A operação foi um sucesso e as pessoas que estavam na área já foram realocadas em locais seguros. Realizamos várias fiscalizações em diversos locais da cidade para evitar esse tipo de ocupação irregular que pode colocar a vida das pessoas em risco”, destacou.

No local, a Secretaria de Meio Ambiente já iniciou um reflorestamento com o plantio de mudas de amoreira, aroeira pimenta, sibipiruna, ipê entre outras. A desocupação do terreno foi firmada em meados de novembro, quando os moradores aceitaram a proposta de recebimento imediato de aluguel social e posterior inserção no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

O prefeito Samuca Silva, destacou que a retirada dessas famílias foi um trabalho em conjunto de várias secretarias.

“Toda a estrutura da prefeitura foi envolvida para a retirada dessas famílias que viviam sob risco. Além da ocupação ser irregular o local tem um sério risco eminente de desmoronamento o que poderia se tornar uma tragédia e nos como poder públicos devemos trabalhar para que esse tipo coisa não aconteça, prezamos pela vida da população. Hoje todos foram contemplados com o aluguem social e em breve terão seus apartamentos através do programa “Minha Casa Minha Vida”, no bairro São Sebastião”, disse.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, o local é de risco e com as recentes chuvas ocorreu um deslizamento.

“Constatamos que a área está totalmente desocupada e conversando com um morador da proximidade, que relatou que houve um deslizamento no local e poderia ter acontecido um desastre se houvesse moradores. Isso mostra a importância desse trabalho de prevenção para eliminação da vulnerabilidade das famílias em risco. A gestão está trabalhando em prol da segurança da população de Volta Redonda”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *